Tec janailson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lição 8 - OS MULTIVIBRADORES ASTÁVEIS E MONOESTÁVEIS
*
Detalhes
Escrito por Newton C Braga

Na lição anterior aprendemos como funcionam os principais tipos de flip-flops, verificando que dependendo dos recursos de cada um, eles podem ser empregados de diversas formas. Também vimos as entradas que estes dispositivos podem conter para melhorar seu desempenho em determinadas aplicações,como por exemplo, nos computadores. Vimos também que os flip-flops são usados como divisores de frequência ou células de memória. Tudo isso nos leva à necessidade de contar com esta função na forma de circuitos integra-dos. De fato, existem muitos circuitos integrados TTL e CMOS contendo flip-flops dos tipos estudados e será justamente deles que falaremos nesta lição. Também enfocaremos algumasconfigurações que em lugar de dois estados estáveis possuem apenas um, além das configurações que não possuem nenhum estado estável. Estes circuitos denominados multivibradores astáveis e monoestáveis também são muito importantes em aplicações relacionadas com a Eletrônica Digital. 

MULVIBRADORES ASTÁVEIS 
Os circuitos digitais trabalham sincronizados, em sua maioria, por sinais retangulares queprecisam ser produzidos por algum tipo de oscilador. O oscilador, que produz o sinal de “CLOCK” ou “relógio” deve ter características especiais e para isso podem ser usadas diversas configurações. 
Uma das configurações mais interessantes é justamente aquela que parte de um circuito bastante semelhante aos flip-flops que estudamos na lição anterior. 
Este circuito recebe o nome de multivibradorastável e se caracteriza por não ter dois, nem um estado estável. Este circuito muda constantemente de estado, numa velocidade que depende dos valores dos componentes usados e que, portanto gera um sinal retangular. 
Da mesma forma que estudamos os flip-flops partindo da configuração básica com transistores, vamos estudar o multivibrador astável. 
Assim, caso tenhamos a configuração mostrada nafigura 1, usando transistores, os capacitores proporcionam uma realimentação que leva o circuito à oscilação. 
O multivibrador astável é um circuito em que a frequência é determinada por um capacitor e um resistor, ou seja, por uma constante de tempo RC. Dizemos que este tipo de oscilador é do tipo RC. Analisemos melhor como funciona a configuração mostrada na figura 1. 

Figura 1

Quando aalimentação é estabelecida, um dos transistores conduz mais do que outro e inicialmente podemos ter, por exemplo, Q1 saturado, e Q2 cortado. Com Q1 saturado o capacitor C1 carrega-se via R1 de modo que a tensão no capacitor sobe gradualmente até o ponto em que, estando carregado, o transistor Q2 é polarizado no sentido de conduzir. Quando isso ocorre, Q2 tem um dos seus terminais aterrado edescarrega-se. Nestas condições Q1 vai ao corte e Q2 satura. Agora é a vez de C2 carregar-se até que ocorra novamente uma comutação dos transistores e um novo ciclo de funcionamento. 
As formas de onda geradas neste circuito são mostradas na figura 2, observando-se o ciclo de carga e descarga dos capacitores. 

Figura 2

O leitor pode perceber então que o tempo de carga e descarga dos capacitores eportanto, das oscilações geradas por este circuito, dependem tanto dos valores dos capacitores como dos resistores de base através dos quais ocorrem as descargas. 
Também podemos observar que os sinais gerados são retangulares, pois ocorre uma comutação rápida dos transistores de tal forma que a tensão em seus coletores sobe e desce muito rapidamente. 
Da mesma forma que no caso dos flip-flops,podemos elaborar multivibradores astáveis, tanto usando válvulas como transistores de efeito de campo. 
Podemos também ter osciladores RC que geram sinais com boa estabilidade com menos componentes. Estes osciladores podem ser elaborados com funções lógicas e para isso temos diversas possibilidades.

ASTÁVEIS COM FUNÇÕES LÓGICAS 

a) Astável usando inversores 
Um primeiro tipo de oscilador...
tracking img