Tec janailson

2208 palavras 9 páginas
Lição 8 - OS MULTIVIBRADORES ASTÁVEIS E MONOESTÁVEIS *
Detalhes
Escrito por Newton C Braga

Na lição anterior aprendemos como funcionam os principais tipos de flip-flops, verificando que dependendo dos recursos de cada um, eles podem ser empregados de diversas formas. Também vimos as entradas que estes dispositivos podem conter para melhorar seu desempenho em determinadas aplicações, como por exemplo, nos computadores. Vimos também que os flip-flops são usados como divisores de frequência ou células de memória. Tudo isso nos leva à necessidade de contar com esta função na forma de circuitos integra-dos. De fato, existem muitos circuitos integrados TTL e CMOS contendo flip-flops dos tipos estudados e será justamente deles que falaremos nesta lição. Também enfocaremos algumas configurações que em lugar de dois estados estáveis possuem apenas um, além das configurações que não possuem nenhum estado estável. Estes circuitos denominados multivibradores astáveis e monoestáveis também são muito importantes em aplicações relacionadas com a Eletrônica Digital.

MULVIBRADORES ASTÁVEIS
Os circuitos digitais trabalham sincronizados, em sua maioria, por sinais retangulares que precisam ser produzidos por algum tipo de oscilador. O oscilador, que produz o sinal de “CLOCK” ou “relógio” deve ter características especiais e para isso podem ser usadas diversas configurações.
Uma das configurações mais interessantes é justamente aquela que parte de um circuito bastante semelhante aos flip-flops que estudamos na lição anterior.
Este circuito recebe o nome de multivibrador astável e se caracteriza por não ter dois, nem um estado estável. Este circuito muda constantemente de estado, numa velocidade que depende dos valores dos componentes usados e que, portanto gera um sinal retangular.
Da mesma forma que estudamos os flip-flops partindo da configuração básica com transistores, vamos estudar o multivibrador astável.
Assim, caso tenhamos a configuração mostrada na

Relacionados

  • blocos economicos da africa
    109668 palavras | 439 páginas
  • Diario Oficial 14 04 15 PDF
    50271 palavras | 202 páginas