tec enfermagen

1228 palavras 5 páginas
MATERIAIS
PERFURO-CORTANTES

Aluna: Luzia Campelo Marques

SUMÁRIO

Acidentes com materiais perfuro-cortantes:
- Introdução.
- Quais são os objetos perfuro-cortantes.
- Os cuidados que devemos ter com materiais perfuro-cortantes.
- Acidentes com perfuro-cortantes.
- Os riscos que podem ocorrer aos trabalhadores da área da saúde.
- O que fazer após a exposição acidental.
- Acompanhamento com o profissional acidentado.
- O recipiente que deve ser jogado o material usado.
- Quem tem a obrigação de fazer a coleta do lixo.

Acidentes com materiais perfuro-cortantes: Introdução As exposições ocupacionais a materiais biológicos potencialmente contaminados continuam representando um sério risco aos profissionais da área da saúde, no seu local de trabalho. Apesar de muitos estudos desenvolvidos nesta área, os acidentes envolvendo sangue e outros fluidos orgânicos correspondem às exposições mais freqüentemente relatadas.

Os ferimentos com agulhas e materiais perfuro-cortantes, em geral, são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir mais de vinte tipos de patógenos diferentes, sendo os vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), da Hepatite B e da Hepatite C os agentes infecciosos mais comumente envolvidos.
Quais são os objetos perfuro-cortantes. Segundo a Resolução nº 5/93 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), são seringas, agulha, escalpe, ampolas, vidros de um modo em geral ou, qualquer material pontiagudo ou que contenham fios de corte capazes de causar perfurações ou cortes. Os cuidados que devemos ter com materiais perfuro-cortantes.
Recomendações especificas devem ser seguidas durante a realização de procedimentos que envolvam a manipulação de material perfurocortante.
a) Máxima atenção durante a realização dos procedimentos;
b) Jamais utilizar os dedos como anteparo durante a

Relacionados

  • 364 Df72ba7d 885f 4d00 A04e B4011ad1dd6a 2015 04 28
    218502 palavras | 875 páginas