Tec de seminario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Profª Irlanda Matias de Andrade Larrat
Disciplina: Fundamentos Acadêmicos




TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIOS



1. A ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIOS


O Seminário constitui uma das técnicas mais eficientes de aprendizagem, quando convenientemente elaborado e apresentado. É preciso ressaltar que o Seminário não se limita à elaboração do resumo de umtexto e sua apresentação oral, quase sempre improvisada e monótona, diante de uma classe desatenta, alheia ao conteúdo da exposição.
Para que o seminário surta os efeitos desejados, que inclui o treinamento do trabalho em grupo, quando essa modalidade é adotada, torna-se indispensável o conhecimento da sua natureza e finalidade, bem como das técnicas de elaboração e apresentação.


1.1SEMINÁRIO: CONCEITO E FINALIDADES




Antes de tudo, faz-se necessário apontar o conceito de seminário: “Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. (...)” (LAKATOS,1992:29). Deduz-se, portanto, que a pesquisa, especialmente a bibliográfica, é o primeiro, passo, requisito indispensável na elaboração do Seminário. A pesquisa leva à discussão do material pesquisado,mas para que os objetivos sejam alcançados, não se pode dispensar o debate.
Embora o seminário possa ter uma finalidade específica, suas finalidades gerais são:
a) aprofundar o estudo a respeito de determinado assunto;
b) desenvolver a capacidade de pesquisa, de análise sistemática dos fatos, através do raciocínio, da reflexão, preparando o aluno para a elaboração clara e objetivados trabalhos científicos.


1.2 OBJETIVOS DO SEMINÁRIO

De certa forma, os objetivos do Seminário confundem-se ou completam suas finalidades. Dentre os vários autores que tratam do assunto, NÉRICI (1986:263-264) é o que de maneira mais abrangente aponta os objetivos do Seminário:

a) ensinar pesquisando;
b) revelar tendências e aptidões para a pesquisa;
c) levar adominar a metodologia científica de uma disciplina;
d) conferir espírito científico;
e) ensinar a utilização de instrumentos lógicos de trabalho intelectual;
f) ensinar a coletar material para análise e interpretação, colocando a objetividade acima da subjetividade.
g) introduzir, no estudo, interpretação e crítica de trabalhos mais avançados;
h) ensinar a trabalhar em grupoe desenvolver o sentimento de comunidade intelectual entre os educandos e entre estes e os professores;
i) ensinar a sistematizar fatos observados e a refletir sobre eles;
j) levar assumir atitude de honestidade exatidão nos trabalhos efetuados;
k) dominar a metodologia científica geral.


3. MODALIDADES DE SEMINÁRIO

Há diversas modalidades de Seminário:

a)Clássico – tipo de seminário elaborado e apresentado individualmente, que percorre as mesmas etapas do seminário clássico em grupo. Esta modalidade é a mais usada nos cursos de pós-graduação;


b) Clássico em grupo – escolhido o tema, o grupo se reúne, escolhe o coordenador, o secretário e o relator e passa a executar o plano do seminário, cujas etapas serão especificadas mais adiante. Este é otipo de seminário, cujas etapas serão especificadas mais adiante. Este é o de Seminário mais utilizado nos cursos de graduação;


c) Em grupo – nesta modalidade, formam-se tantos grupos quantos forem os substituídos do tema. Após uma reunião geral, em que todos os alunos tomam conhecimento global do assunto a ser pesquisado, um plano geral do Seminário é estabelecido. Em seguida, cada grupocuidará da elaboração e apresentação de um tópico. O professor assume a função de coordenador dos grupos, orientando os trabalhos de pesquisa e a preparação da exposição oral de cada grupo.

4. TEMAS


A escolha dos temas para seminários deverá recair sobre um tópico de uma disciplina do curso, sobre o assunto da atualidade e de interesse da classe ou de cultura geral.
Os...
tracking img