Tec. analise e desenv. sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO DO PROJETO 4
2.2 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 4
2.3 OBJETIVOS E METAS 4
2.4 ANÁLISE DE CONTEXTO DO PROJETO 5
2.5 METODOLOGIA 5
2.6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADE 6
2.7 AVALIAÇÃO 7
2.8 BALANÇO SOCIAL 7

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9



1 INTRODUÇÃO
À medida que as cidades vão crescendo, cresce também a necessidade de ampliar ossistemas de captação, tratamento e distribuição de água. Mas se é possível aumentar a capacidade de captação ou de tratamento de uma estação, construir novas redes de distribuição, criar novos reservatórios, etc, ainda que haja verba para tudo isso, os projetos estarão sempre limitados à capacidade dos mananciais. É necessário buscar outra fonte de água limpa que possa ser facilmente captada,armazenada e disposta para o uso sem a necessidade de tratamentos mais complexos. É necessário buscar ostras alternativas para melhorar os sistemas de drenagem. A resposta para esses problemas está na captação pluvial para fins não potáveis (QUEIROZ et al., 2001).
O aproveitamento de águas pluviais é uma opção que pode se mostrar muito atrativa para a minimização dos efeitos da escassez de água nosgrandes centros urbanos e também dos custos, gerados pelo consumo de água obtida a partir de fontes tradicionais, os quais incidem sobre o preço final dos produtos. Esta condição é relevante para o caso do uso de água em atividades industriais, uma vez que as industriais apresentam condições que favorecem a implantação de sistemas para aproveitamento de águas pluviais, ou seja, processos com elevadoconsumo de água e grandes áreas de cobertura para captação (MIERZWA et al., 2007).













2.1 - Título do projeto:

Aproveitamento Industrial da Água da Chuva

2.2 - Apresentação da organização: (fictícia)

Nome da organização: Bom Sabor Ind. Frigorífica Ltda.
Diretoria: João Carlos Neto; Cleonice Ribeiro e Anderson Martins.
Coordenação: Geneci Carvalho e AntôniaAlmeida.
Responsável pelo projeto: Liliane da Silva.
Endereço: Rua Maria Helena, 921 Bairro: Vista Linda
Cidade: Bertioga – SP Cep: 11.250-000
Contatos: (13) 3316 - 2998
Histórico: A empresa Bom Sabor foi fundada em 28 de junho de 2011, possuindo 5 meses desde sua fundação. Possui por enquanto apenas a sede que se localiza em Bertioga no estado de São Paulo. Possui 150 funcionários e atua na áreade abate e industrialização de carne bovina.

2.3 - Objetos e metas:
Captação da água da chuva
Com um sistema de captação de água da chuva, cisternas coletam e armazenam a água. Consiste em recolher, filtrar, armazenar e disponibilizar esta água para uso em área externa ou interna, de acordo com as recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O projeto da captação da águadas chuvas será implantado em Bertioga (SP) onde se encontra a nossa empresa. Decidimos implantar este tipo de projeto nesse local, pois nesta região próximo de Paranapiacaba e Itapanhaú foi registrado o máximo de chuva do país, cerca de 4.557mm em um ano conforme pesquisas. Assim estaremos economizando água e utilizando a da chuva que será armazenada e disponibilizada para fins não-potáveis.
Aágua de chuva não deve ser usada para beber, tomar banho, lavagem e cozimento de alimentos, somente para: banheiro (descarga de vasos sanitários); lavagem de pisos, quintais e automóveis; irrigação de plantações, lavagem de criatórios de animais e bebedouro; para lavar os carros da sua frota, entre outros fins não-potáveis.
Para a realização deste projeto contamos com o auxilio da própriacomunidade e outras instituições sócio-ambientais como parceria.

2.4 - Análise de contexto do projeto:
Por essa região (Paranapiacaba e Itapanhaú) apresentar este alto índice de chuva, foi decidida a implantação deste sistema para aproveitar um recurso disponível, que contribui para economizar na conta da água, além de servir como reserva em épocas de seca ou de falta d’água; alem de reduzir a...
tracking img