teatroutaclasses

3066 palavras 13 páginas
A contribuição do teatro para a luta de classes: a experiência da Companhia do Latão
Entrevista realizada por Iná Camargo Costa para a Revista Crítica Marxista nº26, 2008, pg 168-174.
Diretor da Companhia do Latão e professor da área de Artes Cênicas na ECA-USP, Sérgio de Carvalho é doutor em Literatura Brasileira, área em que defendeu uma tese de extremo interesse sobre as vicissitudes do teatro moderno no Brasil.
Depois de trabalhar como dramaturgista com o Teatro da Vertigem, envolveu-se mais diretamente com a produção teatral em meados dos anos 90, criando a Companhia do Latão, que passou a ter este nome a partir de 1997. O gesto indica que a fonte maior da inspiração de sua pesquisa teatral é o trabalho de Brecht, sobretudo o conjunto de textos escritos entre 1937 e 1951 e publicado sob o título A compra do latão. O trabalho de 1997, Ensaio sobre o latão, contém algumas das questões que ainda hoje norteiam os experimentos da companhia: possibilidades e limites do trabalho teatral em tempos de total colonização da sensibilidade e do imaginário pela indústria cultural; desafios práticos e teóricos postos desde sempre aos que se dispõem a fazer teatro ou qualquer modalidade de arte conseqüente no Brasil; e, sem esgotar a pauta, a busca de uma cena em que formas da sociabilidade brasileira possam ser examinadas sem complacência.
O repertório da Companhia inclui três obras fundamentais de Brecht: A santa Joana dos matadouros (1997), Os dias da Comuna (1999) e O círculo de giz caucasiano (2006). Os espetáculos desenvolvidos pelo método próprio de elaboração coletiva, que enfrentam o desafio de pensar o Brasil, costumam incluir entre seus materiais desde trabalhos clássicos de pesquisadores brasileiros, como Raízes do Brasil, até peças da produção popular, dita folclórica, como antigos pregões de feira ou cantos de escravos. Peças como O nome ao sujeito (l998), O auto dos bons tratos (2002), Mercado do gozo (2003) e Visões siamesas (2004) são exemplos do amplo arco

Relacionados