Teatro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto

INTRODUÇÃO
O império romano foi um Estado militar. Antes de Augusto, os romanos eram guerreiros, depois de Augusto, governaram o mundo. O caminho desde a legendária fundação da Cidade das Sete Colinas em 753 a.C. até o império mundial romano é uma sucessão de guerras de conquista e, ao mesmo tempo, a legitimação de um nacionalismo fundamentado, desde os primórdios, no poder daautoridade.
Até mesmo os deuses estavam sujeitos aos ditames do Estado. A localização de seus principais santuários não era determinada pela tradição, mas pela república. Antes das legiões romanas capturarem uma cidade inimiga, os seus deuses eram requisitados numa cerimónia religiosa, a evocatio (chamado), para que abandonassem as cidades sitiadas e se mudassem para Roma, onde poderiam contar comtemplos mais grandiosos e maior respeito. Desse modo, o santuário de Diana foi deslocado da cidade latina de Arícia para o Aventino, e a Juno Regina dos etruscos foi “recolocada” no Capitólio, vinda de Veio. Da mesma forma, Minerva, uma sucessora da Palas Atena grega venerada na cidade etrusca de Falério, chegou a Roma, onde se juntou a Júpiter e Juno como o terceiro membro da mais alta tríade dedeuses romanos na colina do Capitólio. Roma ainda hoje a recorda, na Igreja de Santa Maria sopra Minerva, edificada no século VIII.
Os Ludi Romani, as mais primitivas das festividades religiosas oficiais onde se apresentavam espetáculos, também eram consagrados à tríade Júpiter, Juno e Minerva. O próprio nome indica que a adoração aos deuses tinha de dividir as honras com a glorificação dacidade que desabrochava, a urbs romana. Como disse Cícero, o segredo da dominação romana residia em “nossa piedade, nossos costumes religiosos e em nossa sábia crença em que o espírito dos deuses governa todas as coisas”.
A religião do Estado havia se apossado da hierarquia dos deuses olímpicos da Grécia, com poucas mudanças de nomes, mas nenhuma modificação maior de caráter. Às margens doTibre, como à sombra da Acrópole em Atenas,
Tália, a musa da comédia, e Eutérpia, a musa da flauta e do coro trágico, eram as deusas padroeiras do teatro.
Este povo racional, técnica e organizadamente tão bem dotado, deve ter achado bastante natural aplicar aos arranjos das suas cerimónias religiosas a mesma resoluta determinação que distinguia suas expedições militares. O teatro deRoma fundamentava-se no mote político “panem et circenses” - pão e circo - que os estadistas astutos têm sempre tentado seguir.
Tanto nas suas características dramáticas quanto arquitetónicas, o teatro romano é herdeiro do grego. Quando
Lívio e Horácio declararam que as origens do teatro romano deviam ser procuradas nas fesceninas - os satíricos e sugestivos diálogos carnavalescos comorigem na cidade etrusca de Fescénia - estavam empenhados, pelo visto, em tomar como ponto de orientação as origens do teatro helenístico. E a comparação é tanto mais válida quando focaliza a época do florescimento do teatro romano. Como antes, em Atenas, esta era divide-se em um período de atividade dramático-literária e em outro, no qual as gerações seguintes esforçaram-se para criar umamoldura arquitetónica digna.
No que diz respeito ao florescimento da literatura dramática de Roma, este período corresponde aos séculos III e II a.C., quando prosperaram as peças históricas e as comédias (em palcos temporários de madeira), e, no tocante ao período áureo da glorificação arquitetural da ideia de teatro, os séculos I e II d.C.
Teatro Romano - Antalya, Turquia (ima) TeatroRomano
O anfiteatro não pertencia aos poetas. Serviam de palco aos jogos de gladiadores e às lutas de animais, para combates navais, espetáculos acrobáticos e de variedades. Quando a perseguição aos cristãos se iniciou com Domiciano, o sangue humano correu aos borbotões no Coliseu, no mesmo local onde multidões de cinquenta mil pessoas aplaudiam os atletas campeões ou os atores de mimos e de...
tracking img