Teatro renascentista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teatro Renascentista

Com a decadencia do teatro Medieval e a efervescente produção artistica e conetífica que se dissemina na Europa com o nome de Renascimento, começa a tomar forma em meados do século XV uma nova forma de fazer teatro. Este novo teatro se mantem atuante até o século XI e em alguns lugares até o século XII. Em muitos desses países que está presente, o teatro popular manteveviva a herança medieval, mas nessas peças o ser humano é o centro das preocupações se contrapondo aos temas religiosos abordados até então, reflexo da dominação cristã no Ocidente. A figura do bobo da corte então assume um destaque articulando as duvidas e incertezas de um periodo de transformação ideológica.
Na Italia, em reacao ao teatro erudito, surge, em 1545, a Commedia dell'Arte, com dialogosimprovisados por atores, que se especializam em fazer personagens fixos, como a Arlequim, Pierrot, Colombina, Polichinelo, Pantaleão, Briguela. Os cenarios sao simples, com um telao pintado com a perspectiva de uma rua. Suas encenações se baseiam na criatividade coletiva e suas apresentações eram feitas nas ruas e praças públicas, os tema tinham como fontes as comédias antigas, pastorais,contos, peças populares e erudita eessas companhias eram itinerantes e sua estrutura era familiar, passando os personagens de geração em geração. O sucesso dessa comédia popular instigou a curiosidade dos príncipes e intelectuais. O apelo a todos os sentidos, por meio da música, dança e mímica explica a aceitação que o gênero ganhou entre o público. Das ruas, a comédia passou aos palácios, onde seaperfeiçoou e enriqueceu. Com a Commedia dell'Arte, a Itália viu nascer os primeiros atores profissionais em companhias organizadas.
Na Espanha o teatro chega ao seu apogeu entre os séculos XVI e XVII. As regras eruditas são deixadas de lado e são incorporadas as formas originárias das apresentações populares em ritmo rápido e com ações que se entrecruzam. Os temas são mitológicos, misturados àelementos locais e impregnados de um sentimento religioso. Vemos destaque pecas de Fernando Rojas (1465-1541), Miguel de Cervantes , Lope de Vega (1562-1635), Calderon de la Barca (1600-1681) e Tirso de Molina (1583-1648), onde podemos perceber essas características. Atores profissionais trabalhavam por conta própria, sendo empresariados pelos chamados autores de comédia. Anualmente, as companhiasrealizavam festivais religiosos, e sobretudo no século XVII, as representações nas cortes espanholas encontravam-se fortemente influenciadas pelas encenações italianas. O espaço em que eram realizadas as peças eram casas de espetáculo chamadas de corrales, que possuíam um palco em vários níveis no centro de um pátio coberto e não utilizavam cenários.

O teatro frances, visando um publicoaristocratico, segue regras rigorosas, como a imitacao obrigatoria de modelos greco-romanos e respeito as unidades aristotelicas. O texto apresenta tom poetico elevado. Em 1680, a comedie francaise faz do teatro uma atividade oficial, subvencionada pelo Estado. O conflito entre a razão e o sentimento marca as peças de Pierre Corneille (1606-1684) e Jean Racine. As comedias de Molire mostram tipos quesimbolizam as qualidades e os defeitos humanos. A inauguracao, em 1637, em Veneza, do primeiro teatro público de opera introduz revolucoes tecnicas. A cena reta greco-romana é trocada pelo "palco italiano", com boca de cena arredondada, cortina e luzes na ribalta, telões pintados que permitem efeitos de perspectiva e maquinaria que cria efeitos especiais.
Na Inglaterra o teatro renascentista chama-seisabelino ou elisabetano e se refere às obras dramáticas escritas e interpretadas durante o reinado de Isabel I (1533-1603). Esse período do teatro renascentista inglês se estende até o reinado de Carlos I, passando anteriormente por todo o reinado de Jaime I, onde os teatros são fechados em 1642 devido a Revolução Inglesa (Teatro Carolino). Esse período corresponde ao ingresso da Inglaterra na...
tracking img