Teatro grego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma das artes mais consagradas na cultura grega antiga foi o teatro.
Os gregos o desenvolveram de tal forma que até hoje, artistas e demais envolvidos nas artes cênicas sofrem suasinfluências.
Diversas peças teatrais criadas na Grécia Antiga são até hoje encenadas
Introdução:
O teatro na Grécia Antiga surgiu a partir de manifestações a Dionísio,
* Deusdo vinho
* Vegetação
* Êxtase
* Metamorfoses
Ocorriam celebrações em honra ao deus como:
* Procissões
* Com o auxílio de Fantasias e Máscaras
* Cantos líricosEsses rituais pouco a pouco foram se modificando e se transformando em tragédias e comédias em forma de representação cênica como a que hoje conhecemos através de peças consagradas.Dionísio se tornou, assim, o deus do teatro.
Atenas é considerada a terra natal do teatro antigo, e, sendo assim, também do teatro ocidental. "Fazer teatro" significava respeitar e seguiro culto a Dionísio.
Pouco depois a tradição do teatro foi herdada pelos romanos, que levaram até as suas terras, e hoje é uma referência na cultura do ocidente até os dias de hoje.Máscaras
Os atores representavam usando máscaras e túnicas de acordo com o personagem. As máscaras serviam para expressar as sensações da personagem no teatro grego. Muitas vezes, erammontados cenários bem decorados para dar maior realismo à encenação
A atuação só era feita por homens, que também realizavam a interpretação dos papéis femininos utilizando as máscaras.As máscaras eram feitas de folhas, madeira, argila e couro.
No local em que se encaixava a boca havia uma espécie de cone que permitia uma maior propagação da voz.
Essas máscaraseram desproporcionais ao tamanho do corpo humano, por isso tinham que redimensionar todo o figurino para acompanhar o tamanho da máscara, inclusive utilizando botas de saltos altos.
tracking img