Teatro grego e dramaturgos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Teatro Grego

Introdução

O termo "dramaturgo" tem origem no grego "dramatourgós", que significa autor de peças de teatro. Os textos dramáticos escritos pelo dramaturgo sãodestinados àrepresentação por atores, seja no teatro ou em teledramaturgia (novelas, filmes, minisséries, etc.). O nome dado a esta arte é Dramaturgia. Um dos aspectos mais significativos da culturagrega antiga foi oteatro. Os gregos o desenvolveram de tal forma que até os dias atuais, artistas, dramaturgos e demais envolvidos nas artes cênicas sofrem suas influências. Varias peças teatraiscriadas na GréciaAntiga são até hoje encenadas.

Contexto Histórico da Origem do Teatro Grego

A consolidação do teatro, na Grécia Antiga, deu-se em função das manifestações em homenagem ao deusdo vinho, Dionisoou Baco (em Roma). Nesta festa, os jovens dançavam e cantavam dentro do templo deste deus, oferecendo-lhe vinho. Com o tempo, esta festa começou a ganhar uma certa organização, sendorepresentadapara diversas pessoas.

Aspectos do Teatro Grego Antigo

Os gregos assistiam às peças de graça e não podiam frequentar o teatro quando quisessem. Ir ao teatro era um compromisso socialdaspessoas. Os festivais de teatro tinham grande importância. Dedicados às tragédias ou às comédias, eles eram financiados pelos cidadãos ricos sendo que o governo pagava aos mais pobres para queestespudessem comparecer às apresentações. Ésquilo e Sófocles são os dramaturgos de maior importância desta época.
Muitas das tragédias escritas se perderam e na atualidade sãotrês Tragediógrafosconhecidos e considerados importantes: Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
Ésquilo (525 a 456 a.C. aproximadamente) – Principal Texto: Prometeu Acorrentado. Tema Principal que tratava: Contava fatos sobreosDeuses e os Mitos.
Sófocles (496 a 406 a.C. aproximadamente) – Principal Texto: Édipo Rei. Tema Principal que tratava: das grandes figuras Reais.
Eurípides (484 a 406 a.C. aproximadamente)...
tracking img