Teatro esplanada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DISCIPLINA: MULTIMÍDIA - 20/11/2011 PROFESSOR: MARCOS ACADÊMICO: ADÃONILSON ALVES FREITAS

Esplanade – Theatres on the Bay

OBRA Esplanade – Theatres on the Bay é um edifício que ocupa seis hectares a beira-mar ao lado da Marina Bay, perto da foz do rio Cingapura, construído para ser o centro de artes cênicas para a ilha de Cingapura. Sendo na região maisconhecido apenas por Esplanade, ele contém uma sala de concertos com capacidade de 1.600 espectadores e um Teatro com capacidade para cerca de 2.000 espectadores possam assistir os espectáculos confortavelmente . A biblioteca da Esplanade está localizado no terceiro andar do edifício. Há centros que realizam oficinas ao ar livre, e espaço de varejo e alimentos no Shopping Esplanade. Há um espaço aoar livre aberta no quarto andar do edifício, que é o ponto mais alto aberto ao público. Como um dos mais movimentados centros do mundo das artes, Esplanade oferece uma gama incrível de programas que atende a todas as audiências. Além de performances Esplanade Presents, outras ofertas de diversos apresentadores complementar os programas no centro, assegurando que há algo para todos. Um obrasimplesmente vislumbrante e que faz um convite especial a conhecê-la, apenas no olhar para suas formas e “movimento”, um jogo de impinose que geralmente nos deixa a imaginar uma forma urgente de ser o mais novo turista de Cingapura.

PROJETO Sendo projetado por dois escritórios de arquitetura trabalhando em conjunto:. Architects pela DP (DPA) de Cingapura e com sede em Londres Michael Wilford &Partners (MWP), embora este último deixou o projeto em maio de 1995. O projeto original, apresentado ao público em 1994, consistiu dois edificios de vidro sem adornos, isso provocou críticas do público, acusando que o projeto é insensível à localização de Cingapura e o clima, teria criado uma estufa no clima tropical da cidade, mas de acordo com o diretor Vikas DPA Gore alguma forma de sombreamento foisempre a intenção, e um revestimento de guarda-sóis de alumínio foi adicionado ao projeto final. O design arquitetônico único que foi dito para ter uma aparência semelhante a um durian (fruta tropical) ou os olhos de insetos. E assim, o edifício ficou popularmente conhecido pelos moradoes locais como "O Grande Durian".

Inaugurado oficialmente em 12 de outubro de 2002, Esplanade teve custo totalde cerca de 600 milhões de euros. MOVIMENTO
O projeto que começou com alguns equívocos graves, que comprometeriam tanto a beleza como a utilização do espaço, teve sua melhor “sacada” de onde menos se imagina, como geralmente são de simples idéias que surgem grandes soluções, nesse caso não foi diferente, buscando inspiração em um fruto típico da região, o Durian, que conseguiu completar a obraperfeitamente. Tal representação pode ser observação no sabor do fruto e na opinião em relação à obra, tanto um como outro despertar fervorosa paixão ou total aversão, sendo que grande parte sente admiração por ambos, pois ninguém consegue agrada a todos, isso é fato. A sensação visual do edifício é um caso a parte, pois depois de encontrar inúmeras imagens na internet, ainda não conseguia descrevercom exatidão o que a obra “gritava” para me mostrar e tive a nítida impressão de movimento e harmonia em todas elas, a obra tem fluidez incrível, mesmo sendo totalmente estática, tal sensação que só grandes projetos conseguem nos dá. Todo “movimento” é feito apenas pela forma dos “guarda-sóis”, inspiração do nosso “genial” Durian.

SOMBRA E ILUMINAÇÃO
As imagens diurnas são simplesmenteincríveis, mas quando o sol dá honra a lua em substituí-lo é que temos a real idéia de quão belo o edifício pode se mostrar ao público que tem o prazer em visitá-lo. O efeito de luz, sombra e o tom dourado lhe faz ser apreciado de vários pontos da cidade, não necessitando ir ao local para ver um belíssimo espetáculo.

A luz e sombra tendem a perder características imprescindíveis em um dos turnos,...
tracking img