Teóricos iluministas e suas afirmações
Voltaire, afirmava que todos os homens são dotados pela natureza do direito à liberdade, à propriedade e à proteção das leis. Voltaire não pode ser considerado um teórico democrata, tendo em vista suas reservas quato à participação do povo no poder político. Ao contrário, sentia forte inclinação pela ideia de uma monarquia esclarecida, ou depotismo esclarecido, exercido pelas classes abastadas.
Para Montesquieu, os homens tÊm a tendência natural de abusar de qualquer parcela de poder que lhes seja confiada. Portanto, para evitar um governo despótico, a ação d governo deveria ser dividida em três ramos: os poderes Legislativo, Executivo ejudicíário. Dessa forma, cada setor do governo deveria agir como um freio para os outros dois.
Jean-Jacques Rousseau defendia a tese de que os homens viviam, primordiamente, em estado natural, porém conceituava esse estado de modo diferete do de Locke.
Immanuel Kant deun importante contribuição para as basesdo pensamento contemporâneo. Kant conciliou as correntes de pensamento empirista, que acreditava ser o conhecimento humano derivado das sensações.
Para Kant, a soberania pertencia ao povo. Além disso, haveria dois tipos de cidadãos: os independentes aqueles que possuiam propriedades e os não independentes aqueles que dependia dos outros, logo não tinham o direito de votar nem ser eleitos.
Adam Smith afirmava que o trabalho produtivo, e não a agricultura, era a verdadeira fonte de riqueza. Acreditava que certas formas de interferência governamental na economia eram toleráveis, desde que se destinassem a previnir a injistiça e a opressão ou a incetivar a educação e protegr a saúde púlica.
David Ricardo defendeu a ideia de que todas as tentativas de aumentar o ganho real dos trabalhadores são inúteis, uma vez que os sálarios sempre permanecerão próximos ao nivel de sebsistêcia. Ricardo tambem discutiu o valor da mercadoria. Segundo ele o valor de uma mercadoria depende da [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Teóricos iluministas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Te%C3%B3ricos-Iluministas/468901.html

MLA

"Teóricos iluministas" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Te%C3%B3ricos-Iluministas/468901.html>.

MLA 7

"Teóricos iluministas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Te%C3%B3ricos-Iluministas/468901.html>.

CHICAGO

"Teóricos iluministas." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Te%C3%B3ricos-Iluministas/468901.html.