TDE CESS O DE CR DITO

381 palavras 2 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
DISCIPLINA: DIREITO CIVIL
TURMA: 3º ANO C NOTURNO
ALUNOS: ANDREIA C. BOHRER, BEATRICE BLANCHET, MARIA JOSÉ SOBRINHA SALES
TRABALHO DISCENTE EFETIVO

1. Conceitue cessão de crédito

De acordo com Diniz (2011,p.487) “A cessão de crédito é um negócio jurídico bilateral, gratuito ou oneroso, pelo qual o credor de uma obrigação (cedente) transfere, no todo ou em parte, a terceiro (cessionário),independentemente do consentimento do devedor (cedido), sua posição na relação obrigacional, com todos os acessórios e garantias, salvo disposição em contrário, sem que se opere a extinção do vínculo obrigacional.

2. Distinga cessão civil de cessão de títulos de créditos

3. Discorra sobre cessão pro soluto da cessão pro solvendo

Cessão pro soluto quando houver quitação plena do débito do cedente para com o cessionário, operando-se a transferência do crédito, que inclui a exoneração do cedente. O cedente transfere seu crédito com a intenção de extinguir imediatamente uma obrigação preexistente, liberando-se dela independentemente do resgate da obrigação cedida. O cessionário correrá o risco da insolvência do devedor (cedido), desde que o crédito exista e pertença ao cedente, considerando-se extinta a dívida antiga desde o instante da cessão.

Cessão pro solvendo é a transferência de um direito de crédito com intuito de extinguir uma obrigação, que, no entanto, não se extinguirá de imediato, mas apenas se e na medida em que o crédito cedido for efetivamente cobrado. A cessão é feita não para extinguir in continenti o débito, mas para facilitar a realização do crédito por parte do cessionário, de modo que cedente correrá o risco da insolvência do devedor cedido, mesmo existindo crédito que lhe seja pertencente no momento da cessão.

4. Apresente quatro diferenças entre cessão de crédito e pagamento com sub-rogação:

CESSÃO DE CRÉDITO

O cessionário pode exercer os direitos cedidos em toda a sua plenitude
PAGAMENTO COM SUB-ROGAÇÃO

Relacionados

  • Mecanica dos materiais
    96938 palavras | 388 páginas