Tdd: desenvolvimento dirigido por teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TDD: DESENVOLVIMENTO DIRIGIDO POR TESTES

INTRODUÇÃO


Falhas de software são as grandes responsáveis por grandes custos e tempo no processo de desenvolvimento, afetando assim a qualidade do software. Embora não seja possível evitar todas as falhas de uma aplicação, é possível com a utilização de uma infraestrutura de testes mais elaborada, capazes de identificar e removerdefeitos mais cedo e de maneira mais ágil reduzir consideravelmente o número das mesmas.
Na tentativa de solucionar esses problemas surgiu o Test-Driven Development (TDD), que consiste em implementar testes para cada funcionalidade do software antes mesmo de implementá-lo. Após cada código implementado é executado os testes para verificar se não há erros. Desta maneira os desenvolvedoresfocam na funcionalidade do software, e quando terminam seu trabalho têm certeza de que o mesmo foi bem implementado, garantindo a qualidade da aplicação.
Apesar de o nome sugerir que TDD esteja relacionado apenas a teste é uma técnica de projeto de software, pois, a mudança da ordem de execução dos testes tem profunda influência no projeto de software. Para entender os propósitos de TDD, énecessário estudar os conceitos de testes de unidade e mock objects.
O objetivo desta monografia será compreender o que é TDD, seus propósitos, vantagens e desvantagens. Qual o papel dos testes de unidade no desenvolvimento desta técnica. Será exposto como os mock objects auxiliam na criação dos testes de unidade. Estudar os frameworks necessários para a implementação de um projetocom técnica TDD. Implementar um projeto utilizando a técnica TDD e um dos frameworks estudados.
Para alcançar o sucesso deste trabalho, o mesmo foi divido em uma parte teórica e uma parte prática. A parte teórica consiste da pesquisa de conceitos e estudo de ferramentas, a parte prática é onde a teoria estudada é aplicada na implementação. Portanto, esta monografia está dividida emquatro capítulos, que são: Testes de Software, Metodologia de Software, Test-Driven Development e Exemplo prático do uso do TDD.
No primeiro capítulo serão abrangidas as práticas mais utilizadas a respeito de teste de software. Mostrando a evolução dos testes no desenvolvimento de software, e as técnicas mais utilizadas por grandes corporações do mercado atual.
Em seguida, nosegundo capítulo, serão mostradas as metodologias de software, que nada mais são um meio de sistematizar o desenvolvimento. Será exposto o modelo “cascata”, e sobre as metodologias ágeis, que compõem um novo padrão de desenvolvimento de software.
O terceiro capítulo é especificamente sobre a técnica TDD, mostrando suas funcionalidades, vantagens e desvantagens, e quais são os frameworksutilizados para a utilização desta técnica. Será narrado também sobre os mock objetcts, que auxiliam na utilização dos testes.
O quarto capítulo descreve a técnica TDD em funcionamento, assim como os resultados obtidos.
Por fim, a conclusão da monografia com uma análise dos conceitos estudados e de eficiências deles na prática.











1. TESTE DE SOFTWARE1. EVOLUÇÃO DO TESTE DE SOFTWARE


Assim como a tecnologia que evolui a cada dia, os testes também evoluíram ao longo do tempo. Essa evolução se deu devido à necessidade de melhorar a qualidade do software desenvolvido. As técnicas de software mais utilizadas foram criadas por volta dos nos anos 70, época em que houve um grande aumento de informações e complexidade dearmazenamento de dados.
De acordo com Craig et al, em 1979 o teste de software foi definido por Myers como sendo o processo de execução de um programa cujo objetivo era encontrar erros.
Nos anos 80 um grande passo foi dado com o início do movimento de melhoria dos testes de software, e seu conceito ficou mais conhecido. Foi nesta época também que surgiram as primeiras ferramentas...
tracking img