Tdahi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TDAHI E A INTERVENÇÃO PEDAGOGICA



Introdução

O TDAHI segundo as ciências neurológicas é uma síndrome que foi usada para identificar basicamente crianças muito ativas, inquietas, com dificuldade de aprender, desatentas e com dificuldades de seguir regras. Geralmente crianças chamadas “indomáveis”.
De acordo com especialistas, essas crianças apresentam maiorprobabilidade de repetência, evasão escolar, baixo rendimento , dificuldades emocionais e no relacionamento social. Em suma, os sintomas do TDAHI tornam as crianças vulneráveis ao fracasso em algumas áreas importantes para o bom desenvolvimento social do indivíduo e também para o desenvolvimento intelectual e emocional.
O presente texto é fruto de reflexões feitas a respeito da discussão sobre arelação da medicalização com a educação, quando estes se relacionam através de demandas de encaminhamentos de alguns alunos para que os especialistas realizem avaliação psicológica dos mesmos, dando-lhes nome e status. Transformando assim, esses indivíduos “normais” em indivíduos que necessitam de atenção médica especializada.
Mediante ao fato mencionado, observamos o aumento do índice defracasso escolar e como justificativa o crescimento do uso de medicamentos no ambiente escolar .
Trabalharemos os seguintes capítulos que abordarão respectivamente sobre:
1- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Impulsividade (TDAHI), que tratará exposição do tema, suas possíveis causas e seu diagnóstico.
2- TDAHI: uma doença da modernidade?, que fará uma analisesobre como as implicações da doença se dão no cotidiano do indivíduo.
3- Reflexões sobre a medicalização no ambiente escolar, abordará um olhar sobre a criança, portadora ou não do TDAHI, na escola.

1. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Impulsividade (TDAHI)

É um transtorno neurobiólogo de causas genéticas que aparece na infância e freqüentemente acompanhao individuo por toda sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, com isso levando ao comprometimento da vida social, profissional e acadêmica.
O TDAHI interfere na habilidade da pessoa de manter atenção, especialmente tarefas repetitivas e controlar as emoções.Nas suas atitudes elas não possuem alto controle e domínio de seus impulsos.
Existemsintomas que caracterizam cada um desses subtipos e a partir desses sintomas pode-se classificar o TDAHI como: predominante desatento, predominante impulsivo e hiperativo e misto.
• Predominante desatento: seis ou mais sintomas de desatenção devem estar presentes e alguns sintomas do modo hiperativo e impulsivo.
• Predominante impulsivo e hiperativo: seis ou mais sintomas dehiperatividade e impulsividade devem estar presentes e alguns sintomas do módulo de desatenção.
• Misto: seis ou mais sintomas de desatenção e seis ou mais sintomas de hiperatividade.

Alteração da atenção

É um dos sintomas mais importantes para se efetuar o diagnóstico de um TDAHI. Uma pessoa com TDAHI jamais deixará de apresentar uma forte tendência à dispersão.Essa dificuldade causasituações bastante desconfortáveis, porque estes lapsos de desatenção acabam gerando problemas de relacionamento interpessoal, grande dificuldade de organização em todos os setores da vida. Essa desorganização acaba por fazê-lo gastar muito mais tempo e esforço para realizar suas tarefas cotidianas.
Porém um TDAHI pode apresentar-se hiper-concentrados em determinados assuntos ou atividades que lhedespertem interesse.
Atualmente, para que seja feito o diagnóstico em crianças, seis ou mais dos seguintes sintomas de desatenção devem estar presentes:

a) Freqüentemente parece não escutar quando lhe falam diretamente;
b) Freqüentemente não presta atenção a detalhes e comete erro por descuido nas tarefas escolares, trabalho ou outras atividades;
c) Freqüentemente não segue...
tracking img