Tdah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É o que dizem Luiz Fernando Zabom, Margareth da Silva Oliveira e Márcia Fortes Vagner, após pesquisa bibliográfica de estudos sobre o tema. 
É o que dizem Luiz Fernando Zabom, Margareth da Silva Oliveira e Márcia Fortes Vagner, após pesquisa bibliográfica de estudos sobre o tema.
De acordo com os autores, o TDAH é hoje uma das principais demandas da clinica de atendimento infantil. Os sintomasdo transtorno de hiperatividade diminuem com a chegada da adolescência, restando, de forma mais acentuada, sintomas de desatenção.
Tem se destacado no tratamento do TDAH as intervencões baseadas na técnica da Economia de Fichas. Esta técnica consiste no fornecimento de prêmios às respostas adequadas do paciente – premios estes, chamados de fichas -, que podem ser trocados posteriormente poroutras coisas de acordo com o que foi previamente definido para cada caso, de modo a favorecer o aumento da frequência das respostas adequadas.
Um estudo realizado por Reitman, Hupp, Callagan, Gulley e Northup (em 2001) comparando a eficácia de internveçÕes usando a Economia de Fichas e Medicamentos com três crianças portadoras de TDAH com idades entre 4 e 7 anos, demonstrou que a técnicacomportamental obteve melhores resultados em duas das três crianças. Foram reduzidos comportamentos indesejados e aumentados comportamentos adequados dos participantes.
Em outro estudo realizado na Universidade de Emory, nos EUA em que participaram 5 meninos com idades entre 7 e 11 anos, também foi utilizada a técnica da economia de fichas além do tratamento já existente. Nesta pesquisa, foi observadaredução dos benefícios do tratamento exclusivamente medicamentoso, ao longo do tempo. Nos pacientes que foram submetidos unicamente a tecnica da economia de fichas, foram obtidos poucos efeitos desejados. Já o tratamento combinado mostrou significativo aumento na eficácia.
Luman, Oosterlaan e Sergeant realizaram uma revisão de 22 estudos envolvendo crianças diagnosticadas com TDAH, a partir de umaamostra total de 1181 participantes. Os achados indicaram que intervenções baseadas em manejo de contingências apresentaram altos graus de eficácia no tratamento do TDAH.
Fonte: Psicologia.pt
Conteúdo relacionado:
1. Remédio para epilepsia se mostra eficaz no combateao alcoolismo
2. Cientista inglês afirma que Alzheimer terá tratamento eficaz em até 10 anos
3. Cientistas afirmam quetratamento intermitente de aids é eficaz
4. Estudo diz que a última geração de antidepressivos é pouco eficaz no tratamento da maioria dos pacientes
5. ABP assina carta de princípios sobre TDAH

Um pouco sobre o TDAH
-------------------------------------------------
Conheça o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Um estudo conduzido por Neurologistas e Psiquiatras da USP – SP eUnicamp, no qual foram ouvidos 5.961 jovens com idades entre 4 e 18 anos de 16 estados brasileiros, revelou que apenas 23,7% daqueles que receberam o diagnóstico de TDAH realmente possuíam o transtorno. A situação é alarmante, ainda mais quando vemos outro dado que aponta que entre aquelas que foram medicadas, apenas 27,3% estão com o diagnóstico correto [1].  
Olhando para estes números ficadifícil resistir à tentação em levantar hipóteses sobre as causas de tantos erros. Mas como a discussão é bastante polêmica e envolve questões delicadas da formação médica, psicológica e pedagógica, bem como da ética e competência técnica destes profissionais, não me prenderei muito a estas questões e procurarei falar mais sobre o transtorno em si. Para contribuir com a discussão, convidei aPsicóloga e Psicopedagoga Blenda Lúcia Silva[2], que desenvolveu seu trabalho de conclusão do curso da pós-graduação em psicopedagogia sobre o assunto. Farei um diálogo entre dados de pesquisas, a leitura analítico-comportamental do TDAH e uma entrevista que ela gentilmente concedeu ao blog.
 

 
Conforme explica a Psicopedagoga, o TDAH é um transtorno no qual o indivíduo apresenta grande...
tracking img