Tdah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO


É muito comum que as crianças sejam mais ativas, mais exuberantes, mais impulsivas que os adultos e menos atentas. É muito difícil alguém se surpreender com o fato das crianças terem mais problemas e dificuldades que os adultos, em continuar numa mesma direção e terminarem suas tarefas com consistência.
Quando os professores lamentam que seu alunoapresenta dificuldades em prestar atenção, controlar sua atividade ou resistir a impulsos, outros recusam-se a admitir esses comportamentos como problemáticos, encarando-os simplesmente como atitudes normais, assegurando-se de que são características naturais das crianças e que não há necessidade para alarme.
Se consideram ainda que os problemas de comportamento da criança parecemexcessivos, mesmo para uma criança, trata-se, provavelmente, do caso de uma criança imatura, sendo plausível a superação posterior de tais problemas.
Em geral, isso é verdade, porem algumas vezes não. Existem casos que é tão breve o período de atenção de uma criança, tão alto seu nível de atividade e tão limitado o controle de seus impulsos, que o comportamento nessas áreas pode serconsiderado extremo para sua idade. Muitas pessoas já conheceram uma criança assim, aquela que enfrenta problemas para terminar suas tarefas escolares, não se relaciona bem com outras crianças e são causadoras de conflitos familiares. Problemas de comportamento nessas áreas, que se tornaram sérios a ponto de prejudicar o ajustamento de uma criança, provavelmente não serão superados e dificilmente podemser considerados normais.
Crianças cujos problemas com atenção, hiperatividade, agitação psicomotora e falta de inibição atingem um nível de incapacidade em seu desenvolvimento conhecido como Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).
Portanto, este trabalho é dirigido a professores que estão educando crianças com TDAH, e tem como objetivo transmitirconhecimentos aos educadores em sua missão de educador, dando conta desse problema e fazendo com que suas crianças sejam trabalhadas corretamente de maneira a assegurar o seu pleno desenvolvimento.
No primeiro capítulo, o tema foi compreendendo o TDAH; no segundo capitulo, apresentou-se o contexto da família de uma criança com TDAH; no terceiro capitulo, serão apresentadas propostas no contextoescolar para obter sucesso na aprendizagem de crianças com TDAH.



Dentre os diversos autores consultados podemos destacar: Barkley (2002), Benczik, (2002), Goldstein & Goldstein (2001), Borges (1997), Topczewski (1999), que em muito contribuíram para embasar os posicionamentos tomados ao longo do trabalho e para concretizar uma opinião clara a respeito do tema.2- COMPREENDENDO O TDAH

2.1. – Conceito do TDAH

Dificuldades de prestar atenção na aula, distrair-se facilmente e ficar com a mente vagando, no “mundo da lua”, quando o professor está falando; pouca paciência para estudar e fazer os exercícios, agitação, inquietude e uma grande capacidade de fazer milhares de coisas ao mesmo tempo, e quase nenhuma delas associadas à aula.Essas são algumas características de alunos que apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, conhecido como TDAH. É um problema que atinge muitas crianças e adolescentes, que vêem seu desempenho escolar prejudicado pelo transtorno e muitas vezes sequer sabem que são portadoras.
O Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade ou TDAH é um transtorno dedesenvolvimento do autocontrole que consiste em problemas com os períodos de atenção, com o controle do impulso e com o nível de atividade. O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é um transtorno real, um problema real e, freqüentemente, um obstáculo real. Ele pode ser um desgosto ou uma irritação e as crianças parecem normais, não há nenhum sinal exterior de que algo esteja fisicamente errado com...
tracking img