Tdah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)




RESUMO

Atualmente, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) é um dos distúrbios mais comuns apresentados na infância. Porém, um dos grandes problemas enfrentados por profissionais da educação é o diagnóstico preciso deste transtorno. Muitas das vezes a criança é rotulada como hiperativa, e pode ser umcomportamento normal da fase de desenvolvimento dela, ou apenas falta de estímulo do ambiente em que ela se encontra. É necessário que os educadores tomem conhecimento e se orientem sobre o TDAH. Pensando nisto, apresento neste trabalho alguns estudos e conceituações de diversos estudiosos, doutores, pesquisadores sobre o TDAH, bem como suas causas, sintomas, critérios para diagnóstico, e algumas possíveisintervenções psicopedagógicas.
Palavras-chave: Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, TDAH. .

INTRODUÇÃO

No universo de uma sala de aula e em diversas situações já estivemos em contato com alunos considerados hiperativos. Ao mesmo tempo, já nos questionamos se essas crianças realmente apresentavam esse distúrbio e que a agitação, a indisciplina e a desatenção talvez pudessem teroutras causas. Diante destes fatos, cabe ressaltar que a criança de hoje vive cercada de tecnologia e que o ensino deve acompanhar as mudanças para satisfazer as necessidades dos alunos, a realidade é outra, a lousa, o giz não despertam o interesse do aluno.
É importante lembrar que nem toda criança agitada deve ser rotulada de hiperativa. E nos dias de hoje é notável que muitas crianças ganhemesse rótulo, isso ocorre pelo fato da maioria das pessoas definirem hiperatividade de forma errônea. É necessário refletir sobre essa questão, pois, nem sempre a criança que não consegue prestar atenção e ficar quieto durante a aula é hiperativa, muitas vezes isso ocorre por outros fatores como familiares e individuais, e por isso deve ser levado em consideração o meio em que esta criança está.Em suma, com o presente estudo tenho o intuito de iniciar uma discussão sobre o conceito de hiperatividade, suas características, buscando compreender quando encaminhar para atendimento especializado, a fim de obter um diagnóstico preciso e enquanto professora, saber como trabalhar com esta criança promovendo sua aprendizagem e consequente desenvolvimento, e que com este estudo consiga responderminha dúvidas, e as de muitos educadores – pais e professores – que não têm um conhecimento sobre a real necessidade das crianças que possuem esse distúrbio.


TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)



São do senso comum expressões como: “essa criança vive no mundo da Lua”, “não termina tarefas ou demora uma eternidade”, “esquece tudo”, “se distrai facilmente”, “temdificuldade em seguir instruções”, “não pára quieto um segundo”, “não pára nem para tomar as refeições”, “responde antes que terminem a pergunta”, “age ou fala por impulso”, “é agressivo”, “é impaciente”, etc. E já parou pra pensar o porquê desse comportamento, de que ela pode estar agindo assim por alterações comportamentais e não por sua vontade, e que seu baixo desempenho escolar pode serconsequências de um distúrbio e não por ela ser preguiçosa, irresponsável, burra ou algo nesse sentido?
Por esses motivos é necessário esclarecer o distúrbio que, segundo Marcílio (2004), representa uma porcentagem significativa das crianças, e que a partir desses dados é notável que os educadores poderão se deparar constantemente com alunos com TDAH em sala de aula, e que esses necessitam de sua ajuda parauma melhor aprendizagem.

Existem atualmente no Brasil quatro estudos epidemiológicos que apontam taxas de prevalência semelhantes àquelas encontradas em outros países: entre 5 e 8 %. Ou seja, 1 em cada 20 crianças apresenta TDAH. Estudos em diferentes países com culturas diversas revelam que o transtorno não é secundário ao modo como as crianças são educadas, uma vez que as taxas de...
tracking img