Tdah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Escolhi o livro: “Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade” dos autores Luís Augusto P. Rohde e Edyleine B. P. Benczik para fazer este trabalho, porque eu gostaria de compreender melhor este transtorno, poder auxiliar a todos que de certa maneira se encontram envolvidos com a problemática do Transtorno do Desenvolvimento de Atenção com Hiperatividade: pais, educadores,familiares e principalmente na minha ação como psicopedagoga. O livro apresenta dicas que podem ajudar a encontrar a forma correta para auxiliar a criança hiperativa, ressalta a importância do papel da escola na vida do portador de TDAH, o quanto é importante estimular a sua autoestima e ajudá-lo a encontrar o seu equilíbrio ao longo do seu tratamento multidisciplinar, ou seja, um tratamento realizadopor uma equipe em comunhão: pais, escola, médicos e terapeutas.
Sendo assim, procuro definir o conceito de hiperatividade, assim como, um breve histórico da doença; suas características, classificação, diagnóstico, e ressaltar a importância do trabalho psicopedagógico. Este vai suprir lacunas ocorridas ao longo do processo de aprendizado e reforçar conteúdos, possibilitando condições para quenovas aprendizagens ocorram mais facilmente.
A metodologia utilizada neste trabalho foi a de Análise de Conteúdo do livro consultado e dos textos trabalhados em sala de aula.

CARACTERÍSTICAS DA HIPERATIVIDADE
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um problema de saúde mental que tem três características básicas: a desatenção, a agitação (ou hiperatividade) e a impulsividade. Estetranstorno caracteriza-se por um padrão persistente, mais frequente e severo de desatenção e/ou hiperatividade do que o esperado para o desenvolvimento (Rohde, 1999). Os sintomas necessitam estarem presentes antes dos sete anos, e causar prejuízo significativo em dois contextos, como casa e a escola. No caso das crianças, o TDAH pode aparecer desde a gravidez, quando o bebê se mexe além donormal, ou durante o crescimento, no máximo até os sete anos de idade. Se a pessoa não for tratada desde cedo à base de estimulantes, antidepressivos e terapias, na fase adulta poderá ter sintomas de distração, falta de concentração e deficiência na coordenação de idéias.
Este transtorno tem um grande impacto na vida da criança ou do adolescente e das pessoas com as quais convive (amigos, pais eprofessores). Pode levar a dificuldades emocionais, de relacionamento familiar e social, bem como a um baixo desempenho escolar. A hiperatividade vem se tornando um tema de preocupação entre os educadores. A criança hiperativa, muitas vezes, pode ficar atrasada, em termos de conteúdo escolar, quando comparada com as outras crianças da sua turma. Os sintomas de TDAH, como a desatenção e a falta deautocontrole podem promover dificuldades especificas na aprendizagem.
O TDAH caracteriza-se por dois grupos de sintomas:
1- Desatenção
2- Hiperatividade e impulsividade
Os seguintes sintomas fazem parte do grupo de desatenção:
A pessoa apresenta pelo menos, seis das seguintes características:
- Não enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado.
- Dificuldade em manter a atenção.
- Parecenão ouvir
- Dificuldade em seguir instruções.
- Dificuldade na organização.
- Evita / não gosta de tarefas que exigem um esforço mental prolongado.
- Frequentemente perde os objetos necessários para uma atividade.
- Distrai-se com facilidade.
- Esquecimento nas atividades diárias.
Os seguintes sintomas fazem parte do grupo de hiperatividade/impulsividade:
É definido se a pessoa apresentaseis das seguintes características:
- Inquietação, mexendo as mãos e os pés ou se remexendo na cadeira.
- Dificuldade em permanecer sentada.
- Corre sem destino ou sobe nas coisas excessivamente (em adulto, há um sentimento subjetivo de inquietação).
- Dificuldade em engajar-se numa atividade silenciosamente.
- Fala excessivamente.
- Responde a perguntas antes de serem formuladas.
- Age...
tracking img