Tdah e a arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 61 (15025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




O presente trabalho tem como objetivo principal utilizar como instrumento facilitador atividades artísticas, possibilitando que as crianças com dificuldades de aprendizagem como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) possam expressar-se e comunicar-se buscando a compreensão de si mesmo, e dos outros, articular a percepção, a imaginação, a criatividade,a emoção, a sensibilidade e a autoconfiança.
Assim sendo este estudo prioriza a arte como ferramenta nas dificuldades de aprendizagem das crianças.
A identificação e utilização das atividades artísticas trabalhadas como fato histórico contextualizado na cultura pode facilitar a construção de textos e resoluções de problemas lógicos, além de permitir um desenvolvimento pleno nosaspectos psicomotores e sociais.
Ao reconhecer a arte como parte integrante do ser humano desde os tempos primitivos, todas as formações culturais estão presente, podemos então dizer que este fenômeno altera inclusive o comportamento humano, pois resulta de experiências vivenciadas e desenvolve a sensibilidade e a necessidade de comunicação. Assim o conceito de arte que trataremos nestetrabalho, entende a expressão dos sentimentos e também de conhecimentos que iluminam a vida através da imaginação e criatividade.
Através da arte a criança tem a possibilidade de expressar-se sem a preocupação de ser punida e avaliada. Para isso, parte-se do princípio que por meio da arte a criança tem diferentes formas de expressar-se livremente.
Assim o educador tem como importante tarefaoferecer oportunidades para que a criança perceba seu mundo, suas próprias capacidades, suas diferentes maneiras de linguagens, e fazer pleno uso delas.
Nos últimos anos, foram intensos os estudos acerca do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) atraindo pesquisadores do mundo inteiro, inclusive aqueles que não são do mesmo grupo, como: médicos, pedagogos, psicólogos, etc.,estudos têm demonstrando que as crianças com essa síndrome apresentam um risco aumento de desenvolverem outras doenças, a dificuldade em manter atenção concentrada é a principal característica do entre os diferentes tipos de transtorno e compreender melhor o conceito de hiperatividade, seus principais sintomas marcado por desatenção e hiperatividade as principais características das crianças quebuscam psicólogos. Embora fatores genéticos estejam claramente envolvidos nas causas do mesmo, a etimologia ainda não é totalmente conhecida. Este problema tem sua origem em uma condição orgânica, relacionada a uma estrutura cerebral chamada lobo-pré-frontal.
Sabe-se, que o Manual Estatístico das Desordens Mentais – DMS – IV (1994), e a sua revisão DMS-IV-TR (2003) definem o Transtorno deDéficit de Atenção/hiperatividade como um problema de saúde mental, que apresenta como característica essencial um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade, mais freqüente e severo do que tipicamente observado em crianças, de mesma idade que estão no nível equivalente de desenvolvimento. (BENCZIK, 1999/2000).
É a partir da entrada da criança na escola que se observa maiorconsciência do problema, pois é o período em que as dificuldades de atenção e inquietude são percebidas com maior freqüência pelos professores, quando comparada com outras crianças da mesma idade e ambiente sendo que:
As crianças demonstram níveis de atenção inadequados para a sua idade, são impulsivas apresentam dificuldades para seguir normas e regras. Podendo apresentar também problemas deconduta, agressividade, pobre rendimento escolar ou problemas de aprendizagem e dificuldades sociais, especialmente relacionados com os amigos e conflitos na família. Estas crianças apresentam também baixa tolerância a frustrações dificilmente aceitam um “não”. E em geral, têm uma percepção negativa de si mesmo, em razão das repetidas frustrações vividas. A auto-estima dessas crianças geralmente é...
tracking img