Tcp-ip e ethernet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SUMARÉ





ALUNO: Weslley Gonçalves de Moraes
CURSO: Redes de Computadores
SERIE: SARCN1A


TCP-IP E ETHERNET




PROFESSOR: Valter de Menezes Eugenio





2012

RESUMO
O objetivo deste trabalho é divulgar as principais características do conjunto de protocolos denominados por TCP/IP e a tecnologia Ethernet. O trabalho envolve a abordagem a descrição dosprincipais protocolos e suas aplicações das tecnologias citadas acima, e mostrar o porque que a Ethernet se tornou uma das tecnologias mais usadas recentemente tornando-se um padrão mundial.


SUMÁRIO
CAPITULO 1 INTRODUÇÂO 4
CAPITULO II- TCP/IP 5
2.1. A Camada de aplicação 5
2.2. 2.2 A camada de transporte 5
2.3. Camada de rede 6
2.4. Interface 6
2.5. Protocolo - IP 6
2.6. Protocolo-TCP 7
2.7. Protocolo - UDP 7
2.8. Protocolo - FTP 7
2.9. Protocolo - TELNET 7
2.10. Protocolo- HTTP 7
2.11. Protocolo –SMTP 8
2.12. Protocolo –RARP 8
CAPITULO III- ETHERNET 9
3.1. Camadas Mac 9
3.2. Padrões Ethernet 10
3.3. Ethernet com meio compartilhado CSMA/CD 11
3.4. Tipos de cabos e topologias 12
3.5. Modo de transmissão dos quadros 12
3.6.Hubs Ethernet 13
3.7. Ethernet comutada 13
CAPITULO IV CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS..........................................................................................................17




CAPITULO 1 INTRODUÇÂO

O TCP/IP é o principal conjunto de protocolos para o envio e recebimento de dados MS internet, TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle deTransmissão) e o IP é Internet Protocol (Protocolo de Internet), sem distinção do tipo de hardware ou dados roteados entre várias redes ou a clareza da forma de aplicação.
Em 1974 surgiu o TCP/IP, que acabou se tornando o protocolo definitivo para uso na ARPANET e mais tarde na Internet. Uma rede interligando diversas universidades permitiu o livre tráfego de informações, levando aodesenvolvimento de recursos que usamos atualmente.
Ethernet e seus funcionamentos, e como ela se torno padrão mundial. A Ethernet é uma das tecnologias de redes mais usadas no dia de hoje é uma interconexão de rede-locais, por meios físicos( cabeamento), baseadas em envios de pacotes. Com o desenvolvimento da tecnologia a ethernet tornou-se um padrão de redes 802.3 nos anos noventa e vem sendo cada vezmais utilizada.










CAPITULO II- TCP/IP
O TPC/IP é um conjunto de protocolos, que são divididos em quatro camadas: são elas aplicação, transporte, rede e interface. Sendo cada uma delas responsável pele execução de tarefas distintas. Essa em camadas é uma forma de garantir a integridade dos dados para trafegar na rede sem perdas de pacotes.

2.1. A Camada de aplicação
Nacamada de aplicação é onde encontrará os protocolos de aplicação tais como o SMTP, que é um protocolo de transferência de correio simples, o FTP (para a transferência de arquivos) e o HTTP, que é transferência de página web, ou seja navegação web.
Cada tipo de programa se comunica com um protocolo de aplicação diferente, dependendo da finalidade do programa.

2.2. A camada de transporte
Essacamada tem a finalidade de permitir que as entidades pares dos hosts de origem e destino mantenham um conversação, para isso ela é responsável por pegar os dados enviados pela camada superior, dividi-lo em pacotes e enviá-los para a camada imediatamente inferior, além disso, durante a recepção dos dados, esta camada é responsável por colocar os pacotes recebidos da rede em ordem, já que eles podemchegar fora de ordem, e também verificam se o conteúdo dos pacotes está intacto.

2.3. Camada de rede
Esta camada é usada para atribuir endereço de rede (IP) ao sistema e rotear a informação para a rede correta. Tem ainda a função de ligação entre as camadas superiores e os protocolos de hardware.
Em essência podemos afirmar que sem esta camada, as aplicações teriam que ser desenvolvidas...
tracking img