Tco total cost of ownership

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TCO (Total cost of ownership) ou custo total da posse, é uma estimativa financeira projetada para consumidores e gerentes de empresas a avaliar os custos diretos e indiretos relacionados à compra de todo o investimento importante, tal como softwares e hardwares, além do gasto inerente de tais produtos para mantê-los em funcionamento, ou seja, os gastos para que se continue proprietário daquiloque foi adquirido.
Uma avaliação de TCO oferece idealmente uma indicação final que reflete não somente o custo de compra mas de todos os aspectos no uso mais adicional e na manutenção do equipamento, do dispositivo, ou do sistema considerado. Isto inclui os custos do pessoal da manutenção e treinamento e aos usuários do sistema, os custos associados com a falha ou o outage (planejada ou não),incidentes diminuitivos do desempenho (por ex., se os usuários ficarem em espera), custos de quebras de segurança (e custos por perda de reputação e recuperação), custos de preparação para o desastre e recuperação, espaço, eletricidade, despesas do desenvolvimento, infraestrutura e despesas de teste, garantia de qualidade, crescimento incremental, custo de desativação do equipamento, e mais.Consequentemente TCO é consultado às vezes como ao custo de operação total. TCO fornece uma base do custo determinando o valor econômico desse investimento.

TCO (Total Cost of Ownership, ou Custo total de possessão) representa o custo global de um bem (um sistema informático, por exemplo) ao longo de todos o seu ciclo de vida, tendo em conta não somente os aspectos directos (custos materiais comocomputadores, infra-estruturas redes, etc. ou "software" como o custo das licenças), mas igualmente todos os custos indirectos (custos escondidos) como a manutenção, a administração, a formação dos utilizadores e dos administradores, a evolução, o apoio técnico e custos recorrentes (consumíveis, eletricidade, aluguer, etc.).

TCO: Total Cost of Ownership ou Custo Total de propriedade

Você deveacompanhar as publicações com foco em negócios que constantemente descrevem os atraentes benefícios proporcionados pela tecnologia. E também deve conversar regularmente com experientes profissionais de TI. A mensagem de ambas as fontes é que a padronização dos recursos de tecnologia pode ajudar a conter e controlar o custo total de propriedade (do inglês TCO, Total Cost of Ownership). Mas o que issosignifica exatamente?

Para começar, é essencial entender o conceito de Custo Total de Propriedade e, em seguida, os benefícios da padronização de modo claro e sucinto. TCO é um modelo do ciclo de vida do equipamento - que considera os custos de aquisição, propriedade, operação e manutenção ao longo de sua vida útil. Além disso, o TCO também inclui os valores associados ao uso doequipamento em seu máximo potencial. Itens como treinamento de usuários, manutenção regular e auditoria, avaliação e implantação de atualizações de software e tarefas de gerenciamento dos sistemas também são parcelas integrantes do modelo TCO.

Ao calcular o TCO dos equipamentos, é importante considerar as seguintes despesas:
• Custos da análise e da definição das necessidades de podercomputacional, para então especificar as soluções que podem ser exploradas;
• Custos iniciais do hardware, conforme especificado;
• Custos iniciais da implantação no ambiente de trabalho;
• Custos com treinamento e da familiarização dos funcionários com os novos equipamentos e software;
• Custos futuros com atualização de software;
• Custos de mais treinamentos e familiarização dos funcionários com aatualização do software;
• Custos ocasionais com reparo ou substituição do sistema por desgaste normal ou por falhas em componentes;
• Custos futuros com manutenção do sistema e da rede, incluindo gerenciamento de segurança e configuração, controle, backup ou outro tipo de proteção dos dados e técnicas de preservação.
Os custos pós-aquisição - como acontece na maioria dos modelos de ciclo de...
tracking img