Tcnologia do atrito

759 palavras 4 páginas
Trabalho de Física
(Tecnologia do Atrito)

Camaquã, 30 de Setembro de 2014.

Introdução: Este trabalho foi realizado em função de descobrir a existência de uma força que interagem entre si que no caso é o freio ABS. Antes os pré-históricos descobriram uma forma de fazer fogo através da força de atrito, onde eles friccionando um graveto seco numa madeira até produzir a faísca, atingindo a palha, ou até batendo uma pedra na outra e produzindo faísca que atingia palha. Ainda podemos observar o atrito em muitas coisas que fazemos como: escrever, caminhar andar de bicicleta, quando ascendemos um fósforo, quando um motor de carro funciona ou também acelera ou freia e talvez pentear o cabelo.
A força de atrito existe somente quando acontece uma interação mecânica entre as superfícies de dois corpos ou a tendência de movimento entre elas causada por outras forças externas, a energia produzida do movimento entre as superfícies são totalmente convertidas em forma de calor.
O freio ABS apesar de ser introduzido há pouco tempo no mercado. Ele veio com o objetivo muito importante, que possibilita na hora em que o motorista pisa fortemente no pedal, evitando o travamento das rodas e com o objetivo que o carro entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência na pista.

Desenvolvimento:

ABS- O sistema de frenagem (travagem) ABS (anti-lock braking system) consiste no caso de o motorista pisar bruscamente no pedal de freio e o carro não perder o controle ao desviar de algum obstáculo.
A partir de 1º de janeiro de 2014 todos os veículos produzidos e vendidos no Brasil deverão ser equipados com freios ABS.
O travamento das rodas e proporciona uma distância de frenagem mais curta em superfícies escorregadias, evitando o descontrole do veículo, ele mantém as rodas sempre na iminência de deslizar, aproveitando melhor o atrito estático máximo, que é maior que o atrito cinético (de deslizamento).
Quando a

Relacionados

  • Gestão de pessoas
    2952 palavras | 12 páginas
  • engenharia
    7244 palavras | 29 páginas