Tccdescrição do procedimento de radiografia de peças cirúrgicas nas lesões não palpáveis da mama.

287 palavras 2 páginas
DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO DE RADIOGRAFIA DE PEÇAS CIRÚRGICAS NAS LESÕES NÃO PALPÁVEIS DA MAMA. Maria Helena Rosalino JUSTIFICATIVA DO PROJETO O tema do trabalho de conclusão de curso baseia-se na descrição dos procedimentos radiográficos de peças cirúrgicas nas lesões não palpáveis da mama, com uso de mamógrafo e marcação pré-cirúrgica com fio metálico através de agulhamento. A pesquisa de campo está sendo realizada no INCA – Instituto Nacional do Câncer, unidade III, em Vila Isabel – RJ, com o apoio da Professora Doutora Ellyete e sua equipe. A metodologia da pesquisa de campo consiste em acompanhar procedimentos de marcação pré-cirúrgica com fio metálico, com autorização das pacientes e orientação e acompanhamento da Doutora Ellyete. De acordo com as pesquisas realizadas previamente para execução do trabalho de conclusão de curso, não há material de qualidade e suficiente que descreva os procedimentos adotados para com as peças cirúrgicas, neste caso, após sua retirada. O grupo, com a orientação da Profª Marselle tem pretensão de trazer informações pertinentes ao processo de análise dessas peças, como são avaliadas, sua importância para a certeza de que todo o material lesado foi devidamente retirado, e o destino final destas peças.

OBJETIVOS Descrever os aspectos da técnica radiográfica na comprovação da retirada cirúrgica nas lesões não palpáveis da mama.
PERÍODO DE EXECUÇÃO O projeto será desenvolvido no período de agosto/2012 a novembro/2012.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
• BASSET, Lawrence W. MITCHELL JR., George W. Mastologia Prática. Rio de Janeiro. Revinter. 1993.
• VALEJO, Fernando Antônio Mourão. TIEZZI, Daniel Guimarães. CAMPOS, Dauto de Almeida. FÉLIX, Feliciana Luíza. Avaliação da eficiência da biópsia excisional após agulhamento de lesões não palpáveis da mama. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. São Paulo, nº 29, 2007, p.

Relacionados