Tcc o stresse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Identificação
JAQUELINE MARINHO MALTA RA: 2226530458

Tema
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um setor que presta cuidados complexos a pacientes que necessitam de assistência especializada pois se encontram em situações graves. Nesse ambiente os clientes são monitorados de maneira contínua.
De acordo com Moura et all (2001, p.3) :
A UTI é um dos ambientes hospitalares mais ofensivos etraumatizantes, tanto para clientes quanto para os que lá tarbalham, em virtude de fatores como: ruídos constante dos aparelhos, situações de emergência, falta de recursos materiais e de pessoal, despreparo da equipe em lidar com o sofrimento e com a morte, conflitos interpessoais na equipe, dentre outros. Todas essas circunstâncias geram bastante estresse, ansiedade e tensão entre osprofissionais no campo de trabalho, influenciando negativamente na qualidade da assistência prestada.
Diante da rotina exaustiva vivida pelos enfermeiros, torna-se fundamental a utilização de estratégias defensivas a fim de proteger este profissional que está em contato diário com o sofrimento e a responsabilidade de atuar nesta unidade.
Sobre esta questão Ferrareze, Ferreira e Carvalho (2006, p.2)descreve que:
A preocupação com o sofrimento e o prazer no trabalho dos profissionais de enfermagem surgiu com questionamentos relativos a forma como esses profissionais conseguiam suportar trabalho tão desgastante, principalmente pela necessidade de conviverem com o sofrimento, dor e a morte de modo tão frequente.
Segundo Ferrareze, Ferreira e Carvalho (2006, p.2) “ as situações que causamansiedade ao trabalhador, desencadeando o estresse, geram desgastes não só emocionais, como também físicos, com manifestações desagradáveis que podem, com o seu agravo, desencadear doenças.”
Tendo em vista a importância do cuidado à saúde do profissional de enfermagem, este estudo tem como objetivo evitar que ocorra o comprometimento da saúde do enfermeiro que atua em UTI devido ao aparecimento doestresse.

Justificativa
A Unidade de Terapia Intensiva abrange bastante conhecimentos, técnicas, habilidades e agilidade. O enfermeiro que trabalha nesse setor precisa possuir técnicas adequadas, agir rapidamente, tomando decisões que, às vezes, podem custar a vida de um paciente. Gerando sofrimento para toda uma família, sem necessidade.
O profissional de enfermagem deve estar atento a todoinstante, sabendo o que está acontecendo ao seu redor. Observando seus pacientes e sua equipe de enfermagem. Diante dessa situação, essa pressão que é exercida sobre o enfermeiro pode ao longo dos anos levá-lo a um quadro de estresse que consequentemente atrapalhará seu trabalho.
Com o passar dos anos se este profissional da área da saúde não cuidar de si mesmo, pois o estresse causa muitas doenças, oenfermeiro pode vir a ser um paciente, deixando de ser um cuidador. Ou por conta do estresse esse profissional deixará de ser humanizado com seus pacientes devida a tamanha carga emocional, cometendo assim maus tratos.
A origem do meu interesse em Unidade de Terapia Intensiva vem do pressuposto de que este setor é de alta complexidade e exige maior conhecimento. Por enquanto, não pertenço a estarealidade, quero dizer, não atuo neste setor, mas consigo observar estas situações que mensionei no texto acima através de estágios que realizei em UTI e também por causa de experiência vividas por meus colegas de classe.

Problematização
Quais os fatores que colaboram para o aparecimento do estresse em enfermeiros que atuam em UTI e como este pode combatê-lo e preveni-lo?

Objetivos
GERAL:* Analisar os fatores que colaboram para o surgimento do estresse em enfermeiros que atuam em UTI.
ESPECÍFICOS:
* Descrever a ocorrência de estresse entre enfermeiros que trabalham em Unidade de Terapia Intensiva ;
* Colaborar com os leitores e futuros enfermeiros para que o estresse seja contido antes que haja o comprometimento da saúde do enfermeiro ;
* Identificar a necessidade de...
tracking img