Tcc o ludico na matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PONTES E LACERDA
NÚCLEO PEDAGÓGICO DE JAURU
SUBNÚCLEO DE RIO BRANCO




Acadêmicas: Coqueiro; Kelly Elenice Freres
Oliveira; Silvany Souza deSilva, Adriana Monteiro da









O LÚDICO NA MATEMÁTICA
















Rio Branco
2009












O LÚDICO NA MATEMÁTICA



Acadêmicas: Coqueiro; Kelly Elenice Freres
Oliveira; Silvany Souza de
Silva, Adriana Monteiro da








Trabalho de conclusão daárea de Fundamentos da Educação em Matemática; apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia – Educação Básica de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, modalidade a distância da Universidade do Estado de Mato Grosso – MT.



Orientadora Acadêmica: Marileusa Alves de Serqueira
Professor Especialista: Leonardo Cappi Manzini.verificar
RIO BRANCO
2009.










AGRADECIMENTOS


Agradecemos a todos que nos ajudaram na elaboração e conclusão desta pesquisa, a Deus em primeiro lugar, aos nossos pais, esposos, filhos que tanto compreenderam as horas de ausências, a nossa orientadora Marileusa , que em momento algum mediu esforço para que pudéssemos concluir nossos trabalhos, e não podemos esquecerdos alunos da 1ª série da escola Manoel Tavares de Menezes, que sem a colaboração deles seria impossível ter dado mais um passo nessa caminhada.

































RESUMO

O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO

Ao longo dos anos, a Matemática vem sendo temida por muitos educandos, pois a forma como vem sendo abordada nas salas de aulas, por algunsprofessores, produz insegurança, causando medo e ansiedade. Em decorrência dessa problemática, através deste relato de experiência, pretendemos mostrar a diferença entre os resultados alcançados pelo educador que utiliza o lúdico na sala de aula (jogos-brinquedos e brincadeiras matemáticas).
Quem ensina com o lúdico terá mais prazer e o educando, maior beneficiário do trabalho, aprenderá com maisfacilidade. Já o educador que não utiliza essa técnica não terá o mesmo êxito com sua praxe, e a criança que vivenciou experiências lúdicas desde a mais tenra idade, que construiu uma historicidade lúdica, terá maiores probabilidades de se tornar um adulto criativo e brincante (Machado 1996). Seguindo esse pensamento que nosso objetivo ao falarmos do lúdico na alfabetização, foi mostrar à criança,professor e direção da escola Manoel Tavares de Menezes, que os alunos não necessitam brincar somente na hora do recreio, mas sim que podemos também ensinar brincando e jogando. Para isso realizamos pesquisas bibliográficas, conversamos com a professora da primeira série e junto com ela escolhemos as questões que usaríamos. Fizemos dentro do jogo da velha e do jogo da trilha, perguntas que incluía dentroda matemática a adição e a subtração. Foi um tema muito difícil para nós. No início quando chegamos à sala da 1ª série, encontramos uma turma tímida, mas logo percebemos que estávamos curiosas, nós nos apresentamos e falamos para eles que naquele dia iríamos ensinar e aprender de forma diferente, que seria através da brincadeira e não demorou muito a timidez dar lugar à curiosidade e perguntas,mas nem todos participaram. Esperávamos que todos fossem se interessar pelas brincadeiras, que iriam participar, mas percebemos logo a grande dificuldade de aprendizagem na sala da 1ª série, tendo em vista se tratar de inicio de ano, muitos ainda não estavam preparados, por isso a timidez de participação daqueles alunos. Para referenciar este trabalho diversos autores serviram para embasar este...
tracking img