Tcc a primeira aeronave

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1

A história do vôo Humano é também a de uma das mais fantásticas invenções jamais realizadas. Desde tempos remotos a ideia de se locomover no ar afligia o imaginário de várias culturas. Com o passar dos anos vimos a tecnologia se desenvolver, o desenvolvimento tecnológico humano dar saltos e o sonho de voar ficar cada vez mais perto. Santos Dumont e os Irmãos Wright conseguiramfeitos incontestáveis por assim disser, porem esses feitos fora o suficiente para considerar o primeiro voo?
Logo após alguns anos do voo do 14bis avião inventado por Alberto Santos Dumont, o mesmo aparece com o Demoiselle esse se demonstrando um grande avanço daqueles que foram os primeiros a voarem como o flywer dos Irmãos Wright e o 14 bis do proprio Alberto Santos Dumont, porem sera que esteavanço foi tanto que podemos considerar realmente essa a primeira aeronave a voar? Ou podemos colocar o flywer e o 14 bis como as primeiras aeronaves de fato? Essa pergunta que vamos tentar responder ao decorrer deste trabalho, assim recorrer com fatos historicos e tecnicos sobre essas maquinas assim colocando em foco qual seria a primeira maquina a se chamar de aeronave. Para isso temos que voltarao passado as primordios da civilização onde vamos ver do sonho a realidade do voo, os pensamentos e as lendas de pessoas que viam no ar um sonho de encurtar distancias.

1.1 Conceito Histórico

O estudo da História foi dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, por volta de 4.000 a.C). Para analisar a Pré-História, oshistoriadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos). Já o estudo da História conta com um conjunto maior de fontes para serem analisadas pelo historiador. Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc.A História conta com ciências que auxiliam seu estudo. Entre estas ciências auxiliares, podemos citar: Antropologia (estuda o fator humano e suas relações), Paleontologia (estudo dos fósseis), Heráldica (estudo de brasões e emblemas), Numismática (estudo das moedas e medalhas), Psicologia (estudo do comportamento humano), Arqueologia (estudo da cultura material de povos antigos), Paleografia(estudo das escritas antigas) entre outras.
O que muitos historiadores franceses e ingleses definiram como a passagem da história-narrativa para a história-problema, nas primeiras décadas do século XX, e da história-problema para uma volta à (uma ‘nova’) história-narrativa, entre as décadas de 1960 e 1970, constituiria uma mudança profunda no conhecimento histórico, e que se desdobraria também pelasCiências Humanas e Sociais, configurando novas investigações, problemas e interpretações, mesmo que de forma peculiar. Nesse sentido, o principal objetivo deste texto será inquirir parte do desenvolvimento da aviação e demonstrar a consolides das aeronaves a partir sim do Demoiselle que foi a segunda maquina de Santos Dummont, e a partir de alguns critérios técnicos tentar demonstrar que essamaquina sim pode ter sido a primeira aeronave real a voar assim desprendendo. Porem para chegarmos a essa conclusão temos que começar a averiguar a historia como um todo e ver os primeiros sonhos de voar e os primeiros relatos sobre o mesmo.

1.2 A Historia Mitológica do Sonho de Voar a Idade Media.

O sonho de voar vem dos primordios, o homem sempre olhou para os passaros e viu com idagação eadmiração à arte de voar dos passaros. Acredita-se que por volta de 400 a.C. Archytas, um estudioso da Grécia Antiga, construiu um pombo de madeira capaz de "voar" por cerca de 180 metros. Acredita-se que este pombo utilizava um jato de ar para alçar voo, embora não se saiba o que produzia tais jatos. Archytas pode ter amarrado o pássaro a um braço mecânico giratório, ou por cordas, o que faria o...
tracking img