13

INTRODUÇÃO

O estudo ora apresentado tem como temática a Adoção. Aborda-se a importância do Serviço Social no processo de Adoção na 1ª Vara da Infância e Juventude -VIJ de Teresina - PI. Ocotidiano profissional na Vara da Infância e da Juventude e, mais especificamente, da observação sobre os processos relativos à adoção em suas várias modalidades emergiu do interesse por investigar essaprática do profissional de Serviço Social no processo de Adoção. A adoção é um ato tão significativo que beneficia as duas partes envolvidas, os pais adotivos de um lado e os adotados do outro. E umanecessidade em que todos devem ter uma família e um lar. Pois a família representa um direito que todas as crianças precisam ter, de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA. Sãolevantados alguns problemas como, o da importância do Serviço Social no processo de adoção, se há alguma dificuldade enfrentada pelo profissional de Serviço Social durante o processo de adoção e quais asações que o profissional do Serviço Social exerce nesse processo. Diante de alguns problemas levantados nesta pesquisa, seguem algumas hipóteses, como: É de extrema relevância a presença e a atuação doAssistente Social durante o processo de adoção, pois é esse profissional quem dá orientações, informações aos pais adotivos e às mães que queiram entregar seus filhos à adoção, é, também, quem analisa eavalia o perfil sócio-econômico dos pais adotivos, é quem dá seu parecer social, quando solicitado pela Juíza e dentre outras ações realizadas pelo Assistente Social. O interesse de trabalhar com otema “Adoção” ocorreu por ser um assunto de grande relevância para a nossa sociedade porque ainda existem muitas pessoas interessadas em adotar uma criança e não têm as informações precisas e também nãohá muita divulgação a respeito do tema na nossa sociedade; serve também como reflexão para os profissionais, especialmente o de Serviço Social, e ainda para as famílias envolvidas no processo.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 07). Tcc-a importância do assistente social no processo de adoção na 1º vij de teresina/pi. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tcc-a-Import%C3%A2ncia-Do-Assistente-Social-No/289402.html

MLA

"Tcc-a importância do assistente social no processo de adoção na 1º vij de teresina/pi" TrabalhosFeitos.com. 07 2012. 2012. 07 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tcc-a-Import%C3%A2ncia-Do-Assistente-Social-No/289402.html>.

MLA 7

"Tcc-a importância do assistente social no processo de adoção na 1º vij de teresina/pi." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2012. Web. 07 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tcc-a-Import%C3%A2ncia-Do-Assistente-Social-No/289402.html>.

CHICAGO

"Tcc-a importância do assistente social no processo de adoção na 1º vij de teresina/pi." TrabalhosFeitos.com. 07, 2012. Acessado 07, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tcc-a-Import%C3%A2ncia-Do-Assistente-Social-No/289402.html.