Tcc: a concepção maquiaveliana do poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Na dedicatória fala-se sobre quais foram às motivações a propósito desta temática política, mais especificamente, sobre o poder. Visto que, este trabalho pretende fazer uma exposição sobre o mesmo. Contudo, esta problemática será analisada na ótica maquiaveliana, fazendo-se mister, passar como que por ‘nada mais, nada menos’ que a própria gênese do pensamento políticomoderno, que nascia com o advento científico renascentista da época de Maquiavel. Entende-se assim, a necessidade de se fazer uma abordagem histórica do momento de efervescência política em que viveu Maquiavel. O faremos no cap. I, quando falaremos de sua vida e de sua obra focalizando, como já fora explicitado, a faceta sempre presente do Poder. Abordaremos no cap. II, a tradição clássica e a políticamoderna; a ética e política em Aristóteles e a gênese do pensamento de Maquiavel; nesta perspectiva falaremos ainda neste mesmo capítulo sobre a “Virtù” e “Fortuna”, conceitos basilares de sua principal obra (O Príncipe). E também veremos como se deu à ruptura do mesmo com os clássicos no que se pode chamar de advento da política moderna, tendo como pano de fundo sempre o poder. No cap. III,analisaremos o Poder em questão, como o concebeu este grande gênio do pensamento político e da ciência experimental. Este, como já fora salientado, é o objetivo central deste trabalho; fazendo uma leitura baseada numa antropologia acerca da natureza humana, refletindo assim, sobre a visão ética aristotélica na política, posição adversa ao pensamento de Maquiavel, para deste modo a relacionar àproblemática apontada sobre O Poder de uma forma bem objetiva, tentando explicitar a originalidade do pensamento maquiaveliano. Focalizaremos a política na Itália, fragmentada em feudos controlados pelos teocratas (Papas). Para isto adotaremos como referência principal, “O Príncipe”, obra fundamental para se adentrar em seu pensamento inventivo, pois servirá como o médium para Maquiavel, que com toda aperspicácia que lhe é peculiar, trará a baila seu revolucionário pensamento, em prol da unificação da Itália nesta obra, conhecida como uma das mais importantes de todos os tempos para o pensamento político. Por fim, concluiremos o trabalho, no que esperamos, em observância às regras necessárias ao nível científico proposto. Seguiremos este caminho de uma forma concisa e objetiva.

CAPÍTULO I“Não enfeitei esta obra nem busquei recheá-la de frases sonoras, termos pomposos, adornos, lisonjas ou floreios de estilo, recursos a que recorrem comumente os que desejam descrever ou embelezar as próprias obras”.
(MAQUIAVEL)

Biografia

“Niccolò Machiavelli” – Homem fisicamente de estatura média, magro, frontelarga, olhos penetrantes e lábios finos, homem que nunca foi capaz de calar, de cujos escritos ressoam por todos os cantos do mundo, influenciando homens e mulheres. Descendente de uma família politicamente ativa, isto o desperta precocemente para a política. Sendo que fora educado para ser ativamente cidadão Florentino e preparado para ser um futuro funcionário da Chancelaria[1] de sua Cidade. Filhode Bartolomea e Bernardo Maquiavel, seu pai era advogado, estudioso humanista e republicano reacionário, do qual por motivos de suas convicções e realizações no meio político não veio a ocupar cargos públicos durante toda a sua vida. Mas era dono de pequenas propriedades rurais e de uma casa em Florença. Mantinha alguns negócios, vendendo mel, óleo, vinho no mercado público e comprava, alugava eemprestava livros. Negociava obras raras com livreiros.
No dia 03 de maio de 1469, nasce – Nicolau Maquiavel na cidade de Florença onde viveu quase toda sua vida. Pouco se sabe dos primeiros anos de sua vida. Quando tinha cerca de sete anos de idade já estudava latim, com professor particular – o mestre, Matteo. Aos doze anos passou a estudar com o professor Paulo Ronciglione, não indo...
tracking img