Tcc violencia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA EXPLORAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A VIOLÊNCIA ESCOLAR NO BRASIL
A cientific production exploration about school violence in Brazil
Lísie Baroni Cruz[1]
Maria da Graça Moraes[2]

RESUMO
Esse estudo objetivou conhecer as pesquisas sobre violência escolar na realidade brasileira. Para isso, procedeu-se a busca bibliográfica em sites eletrônicos (Scielo, IndexPsi e Pepsic) em março de2010. Foram utilizadas como palavras-chaves “violência escolar” e “violência na escola”. Desta busca optamos por extrair resumos e classificá-los de acordo com categorias: tipos de pesquisas; ano de publicação; instituição; população; conceito, concepções e crenças; tipos de violência; causas da violência e práticas preventivas/educativas. Na ênfase em relação ao professor, aluno e intervençõespreventivas a categoria que mais se salientou foi a de “estudantes”, sendo o ano de maior produção foi o de 2005.
Palavras-chave: Violência escolar; violência na escola.

ABSTRACT
This study aimed to analyze the Brazilian scientific production about school violence. For this propose, a bibliographic search was made in electronic data basis (Scielo, IndexPsi and Pepsic) on march 2010. The keywords used were “school violence” and “violence in school”. From this search, summaries were extracted and were classified according with the categories: theoretical review, research report and institution. Forty one articles were identified, being all of them research report. The most investigated category was “student” and the most productive year was 2005.
Key words: school violence; violence inschool.

Introdução
O termo violência tem sua origem do latim, significando constrangimento exercido sobre uma pessoa para forçá-la a fazer algo contrariando a sua vontade, podendo ainda ser definido como constrangimento físico ou moral, o uso da força e coação conforme Ferreira (1986).
A violência tem causado inúmeros problemas relacionados à saúde e é um fenômeno de ordemmundial, o qual sempre existiu, mas vem se agravando juntamente com a crise sócio-político-econômica do País. Conforme os dados da Organização Mundial de Saúde (2002), todo ano morrem mais de um milhão de pessoas por causa da violência, no Brasil o custo da violência é bem alto.
Na constatação da pesquisa feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) a violência estáaumentando no país para 90,1% dos brasileiros. O tipo de violência que mais incomoda é a dos bandidos, apontada por 56% dos entrevistados, e o pior tipo para 23% foi a violência familiar, seguida da violência no bairro, trânsito e nas escolas.
A Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PENSE) junto com a investigação do IBGE (2009) sobre a violência revelou que 12,9% dos estudantes envolveram-se, nomês anterior à pesquisa, em briga na qual alguém foi agredido fisicamente (17,5%), tipo de violência predominante entre os homens, mas que é bem menor entre as mulheres (8,9%). A capital que se destacou com maior número de estudantes que se envolveram em brigas foi Curitiba com (18,1%) e a menor foi Teresina com (8,4%).
Para Doron e Parot (2001), a violência não é uma obra daagressividade: um ato agressivo, uma crítica privada ou uma manifestação pública podem não ser violentas. Wiliams-Evans & Myers (2004), no entanto, entendem que atos violentos podem ser representados por agressões dirigidas aos outros, classificadas em três tipos: caráter emocional; verbal ou de constrangimento.
A violência tem vários conceitos, variando de cultura para cultura de acordo com momentohistórico ou o contexto social, sendo todos eles são representados de uma forma comportamental. De modo geral, segundo Baron (1977), a violência pode ser mais bem definida como ato ou ação de um indivíduo ou grupo, com o objetivo de machucar ou ofender outro indivíduo empenhado de impedir tal tratamento. De acordo com Ferreira e Schramm (2000), ela provoca danos a terceiros, através da força física...
tracking img