Tcc viagens12

2290 palavras 10 páginas
4. GESTÃO DE PESSOAS

A área de gestão de pessoas tem por objetivo identificar e gerenciar as habilidades, conhecimentos e aptidões essenciais das pessoas que compõem as organizações. Devido à alta valorização do capital humano, é fundamental orientar, motivar e organizar estes recursos de maneira que se desenvolvam em sinergia com o planejamento organizacional, a fim de agregar valor a organização e atingir os objetivos organizacionais. Segundo Bohlander & Snell (2009. p. 2), “A expressão “recursos humanos” indica que as pessoas têm capacidades que impulsionam o desempenho empresarial”. Ainda para Bohlander & Snell (2009, p. 13), define-se o capital humano como “intangível, e as empresas não podem gerenciá-lo da mesma maneira que gerenciam cargos, produtos e tecnologias”. Serão abordadas ao longo deste capítulo de maneira detalhada as competências específicas e genéricas para efetuar as devidas atividades, estrutura organizacional, assim como o quadro de funcionários da BTE. Serão relatadas as estratégias e políticas que integram o recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, adequado aos orçamentos, a mensuração através de avaliações de desempenho e também a folha de pagamento.

4.1 COMPETÊNCIAS PESSOAIS

Alinhando as competências organizacionais exemplificadas no item 2.6.3, juntamente com as competências genéricas, às quais é comum a todos na organização, e também com as competências específicas, que basicamente são o “know-how que as pessoas possuem”, este detalhamento é essencial para o sucesso da BTE, portanto serão apresentados os quadros que representarão às competências genéricas e específicas da BTE.

4.1.1 Competências Genéricas

As competências genéricas são aquelas que devem ser cultivadas por todos colaboradores, pois é a base do processo organizacional se desenvolva com sucesso, devem se ampliar à todas áreas da organização.De acordo com Wood Jr. e Picarelli (2004, p. 131), “as competências genéricas são

Relacionados