Tcc veterinaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE MARÍLIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE MEDICINA VETERINARIA







RENAN DE SOUZA SILVEIRA







TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS































MARÍLIA

2009















UNIVERSIDADE DE MARÍLIAFACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA















TRABALHO DE CONLCLUSÃO DE CURSO

CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS




























Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Marília como partedas exigências para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária.













MARÍLIA

2009



































































Dedico este trabalho a toda minha família, pela oportunidade que me foi dada todos esses anos, e aos meus amigospor todos esses bons tempos juntos.















AGRADECIMENTOS



Agradeço a Deus por me dar proteção e por me dar esta oportunidade.

Aos meus pais por todo carinho, paciência e por proporcionarem todas as coisas boas que me aconteceram nesses últimos anos, pelo apoio e por acreditarem sempre em mim.

Aos meus avôs por todo apoio, pelo carinho detodos esses anos e por toda ajuda

A minha namorada Jade, pela paciência, amor e carinho que sempre teve comigo. Por agüentar minha ausência no período do estágio e em alguns plantões de final de semana e por todo apoio e por acreditar em mim.

Aos meus amigos que sempre estiveram junto comigo, mesmo morando longe

Aos novos amigos que fiz aqui em Marília, por todos esses anosde faculdade juntos e por todos os momentos felizes. Vou sentir falta de vocês, Jeverson, Caio e Mastoide.






























Pancreatite Aguda




Da perspectiva clínica a pancreatite pode ser classificada de modo geral como aguda, aguda recorrente ou crônica. Também pode ser classificada de acordo com o seu efeitono paciente como branda ou grave fatal ou não fatal e pela presença de seqüelas como abscesso. Histologicamente a pancreatite aguda é caracterizada por achados que variam entre edema pancreático ou necrose, infiltrados variados de células mononucleares e polimorfonucleares e alterações locais com necrose da gordura peripancreática e trombose. A pancreatite aguda pode se curar ou persistir e sercomplicada por infecção secundária e por formação de pseudocisto e abscesso. (TAMS, 2005)

Os sinais clínicos das doenças pancreáticas, como são conhecidos em cães e gatos, relacionam-se com a elaboração errônea de enzimas digestivas ativadas, o que resulta em lesão tecidual, ou com a falha em secretar satisfatoriamente quantidades de enzimas digestivas para manter a homeostase nutricional.Pelo fato de os sinais clínicos associados a estas enfermidades não serem específicos, suas fisiopatologias estão discutidas conforme a doença pancreática específica. (NELSON, COUTO 2006)

De acordo com Nelson, Couto (2006), os sinais clínicos da pancreatite aguda começam com a ativação precipitada das enzimas digestivas ainda dentro do pâncreas.

As principais enzimas digestivasestão presentes nas células acinares pancreáticas em formas inativas (zimogênios). Após serem liberadas dentro do lúmen intestinal, elas sofrem clivagem dos peptídeos pela enteroquinase (também conhecida como enteropeptidase) sobre o tripsinogênio e pela tripsina sobre outros zimogênios, o que as capacita a iniciar a assimilação de nutrientes. Normalmente o mecanismo de defesa impede a atividade...
tracking img