TCC - UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE NO PROCESSO DE AUDITORIA FISCAL

17857 palavras 72 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARCOS AURELIO MALHEIROS HONORIO DE MELO

UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE NO PROCESSO DE AUDITORIA FISCAL

Recife
2010

MARCOS AURELIO MALHEIROS HONORIO DE MELO

UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE NO PROCESSO DE AUDITORIA FISCAL

Monografia apresentada aos membros da Banca Examinadora da Graduação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE como requisito final para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador: Prof° Paulo Cezar Ferreira de Souza

Recife
2010
RESUMO

O objetivo do presente trabalho foi analisar os procedimentos e métodos utilizados em auditoria fiscal que podem ser apontados como mais eficazes para identificar e prevenir erros e fraudes em relação à sonegação fiscal. Para tanto procurou detalhar as etapas referentes ao processo de auditoria de uma maneira geral, comparando nas diversas instancias os procedimentos e métodos utilizados na auditoria fiscal, com o utilizado no modo de auditoria independente. Para a realização deste estudo foi utilizado o método dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica, tendo sido consultados livros, teses, dissertações, artigos e demais textos referentes ao assunto. Também foi utilizado a análise de processos sobre sonegação fiscal ocorridos no Estado de Pernambuco, no período de janeiro de 2008 a março de 2010. Os resultados demonstraram que existem procedimentos e metodologias capazes de identificar e prevenir as fraudes, embora dependam da ação do fiscal quando está realizando o seu trabalho.

Palavras Chave: Auditoria, controle, qualidade, eficiência.

ABSTRACT

The aim of this study was to examine procedures and methods used in tax audit can be found to be more effective to identify

Relacionados

  • Certificação
    86068 palavras | 345 páginas
  • Trabalho de Conclusão de Curso TCC
    49376 palavras | 198 páginas
  • energia
    130919 palavras | 524 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas