TCC TRABALHO DE HISTORIA UNOPAR ROSANA

2829 palavras 12 páginas
1 INTRODUÇÃO Atualmente se percebe a necessidade de cada vez mais aproximar os conteúdos trabalhados em sala de aula, da realidade dos alunos. Com a disciplina de história não pode ser diferente, embora tenha suas especificidades é importante buscar mecanismos que visem essa aproximação. O tema em destaque no presente projeto fala das Aldeias Indígenas no território do Alto Paraguai. Os indígenas foram fundamentais no processo histórico da formação do Estado de Mato Grosso, e abordar sua história é tratar da diretamente de algo que fez e faz parte da realidade dos alunos em vários sentidos. É uma história que se confunde com a dos demais índios brasileiros, visto que todos, desde a época dos colonizadores sofrem com choques culturais e a partir de então vem sendo obrigados a deixar de lado a sua identidade.
O Estado de Mato Grosso é rico em belezas naturais e economicamente desenvolvido. Neste sentido, vale destacar que assim como os demais estados brasileiros, Mato Grosso passou por vários períodos históricos que de uma forma ou de outra contribuíram para que atualmente configure-se entre os entes federativos mais precursores. Refletir sobre esses períodos é de suma importância, pois dessa forma se percebe quem foram os atores da história deste estado desde a sua colonização, suas contribuições e como isso refletiu na cultura desses participantes.
O principal objetivo deste trabalho é levar os alunos a compreenderem historicamente a região na qual estão inseridos, além de leva-los a refletirem sobre a importância da principal etnia que engloba todas as aldeias indígenas do território do Alto Paraguai, que é a etnia Paresi, destacando como os indígenas vem perdendo sua identidade no decorrer da história. O projeto será desenvolvido com alunos do 1° Ano do Ensino Médio – EJA – Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual João Monteiro Sobrinho e deverá ser desenvolvido no decorrer de um bimestre do ano letivo de 2014.

2 JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL

Relacionados