Tcc tirf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TIR Taixa Interna de Rentabilidade
A TIR ou a taxa interna de rentabilidade é outro indicador muito importante para avaliar a viabilidade de um projecto. Imaginemos que um investidor decide investirnum novo negócio na Internet; um dos factores mais importantes para esse investidor seria o de saber qual o retorno do seu investimento. Se assumirmos, por exemplo, que o investidor conseguefacilmente 5% de retorno num investimento sem riscos num depósito a prazo e cerca de 9% com algum risco num investimento em acções, a taxa interna de rentabilidade esperada do investimento do seu negócio naInternet teria de ser superior a estes valores para ele ponderar investir no projecto.É este o tipo de informação que a TIR nos dá: se for positiva, isso diz-nos que a rentabilidade do projecto queestamos a avaliar é superior à de outros investimentos sem risco. E assim temos então um cenário favorável para avançar; caso contrário, devemos ponderar bem a nossa decisão, pois a rentabilidade não épromissora.
A TIR também nos revela como o negócio se está a sair em termos financeiros. Afinal de contas, se o empresário decidiu investir no tal projecto na Internet, ele vai querer saber mais tardese o investimento que realizou está a produzir resultados favoráveis. Uma TIR baixa revela que há qualquer coisa que ele tem de mudar para aumentar o retorno do seu investimento, ou que existeminvestimentos alternativos melhores.
Quando analisamos projectos de investimento, devemos então definir o valor da TIR que viabiliza o projecto. Muitas empresas utilizam valores que rondam os 15%, poisconsideram que este número inclui o custo médio ponderado dos capitais investidos, acrescido de uma taxa de retorno adicional para suportar o risco do projecto. Ao fazerem o estudo de avaliação deprojectos, estas empresas só avançam se a Tir for pelo menos de 15%.


O payback

O payback determina o valor que a empresa tem de vender para não ter perdas e, no mínimo, cobrir todos os custos....
tracking img