Tcc tecnico logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A Pet Vassouras é uma empresa de pequeno porte localizada no município de Campinas, que visa atender uma necessidade básica no dia-a-dia das pessoas, oferecendo um instrumento usado há milênios para limpeza, a vassoura. Foi pensando em limpeza e no meio ambiente que a Pet vassouras utiliza um material abundante, barato e geralmente usado apenas uma vez e depois descartado comomatéria-prima na fabricação de seus produtos, o Pet (Poli Tereftalato de Etila).
A Pet Vassouras obtém este material já processado de empresas especializadas, que por sua vez, adquirem a matéria-prima de cooperativas de reciclagem e o transforma em monofilamento que serão usados em seus produtos, estematerial é transformado em cerdas que são duráveis e totalmente eficientes para limpeza em todos osníveis de necessidades, seja normal ou rústica.
Esta é a diferença que faz a Pet Vassouras uma empresa inovadora, fazer um produto para limpeza, limpando.

Objetivo
Mostrar a viabilidade da fabricação de vassouras utilizando o Pet como matéria-prima principal com a intenção de promover o reaproveitamento de materiais recicláveis, promover a geração de emprego e renda para a comunidade e gerarretorno financeiro para os investidores. Inicialmente a empresa produzirá vassouras Pet, mas no futuro pretende entrar no mercado de produtos reciclados e materiais de limpeza ecologicamente corretos.

Competências
A empresa se baseia na experiência dos sócios, que buscarão conhecer o produto através de pesquisas e implementar melhorias logísticas para que o produto se torne competitivo eacessível neste mercado.

Porque Vassouras de Pet

O PET foi desenvolvido em 1941 pelos químicos ingleses Whinfield e Dickson. Mas as garrafas produzidas com este polímero só começaram a ser fabricadas na década de 70, após cuidadosa revisão dos aspectos de segurança e meio ambiente. No começo dos anos 80, Estados Unidos e Canadá iniciaram a coleta dessas garrafas, reciclando-as inicialmente parafazer enchimento de almofadas. Com a melhoria da qualidade do PET reciclado, surgiram aplicações importantes, como tecidos, lâminas e garrafas para produtos não alimentícios. Mais tarde, na década de 90, o governo americano autorizou o uso deste material reciclado em embalagens de alimentos.
O PET chegou ao Brasil em 1988 e seguiu uma trajetória semelhante ao resto do mundo, sendo utilizadoprimeiramente na indústria têxtil.
Apenas a partir de 1993 passou a ter forte expressão no mercado de embalagens principalmente para os refrigerantes. A introdução da embalagem de PET no Brasil, além de trazer as indiscutíveis vantagens ao consumidor, trouxe também um desafio da sua reciclagem, pois grande parte do PET é desperdiçada o que torna um problema para o meio ambiente.
O material ainda é muitopouco se comparado ao total da produção. A porcentagem de 2% é insignificante com relação ao que se produz. O restante, muito provavelmente, vai parar nos aterros, ruas e rios.
O descarte de forma aleatória causa impactos desastrosos ao meio ambiente. Só para se decompor, o plástico demora, em média, 400 anos. O plástico é derivado do petróleo, que é matéria orgânica, mas apesar da sua origem,ele não é orgânico e faz mal ao meio ambiente quando descartado de forma inadequada, porque não se incorpora a ele.
A reciclagem é a revalorização de descartes a partir de operações, que convertem certos materiais em matéria-prima para produção de outros produtos. Além de ecologicamente correta, a reciclagem, pode ser viável economicamente e lucrativa, tanto parta os recicladores como para asindústrias de transformação. A embalagem PET é 100% reciclável, proporcionando benefícios, como:
Redução do volume de lixo coletado, diminuindo a quantidade de plásticos nos aterros sanitários;
* Economia de energia elétrica e petróleo, pois a maioria dos plásticos são derivados de petróleo, e um quilo de plástico equivale a um litro de petróleo em energia;
* Geração de empregos...
tracking img