Tcc - tecnicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA

TÉCNICAS DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Petrópolis
2012

UNIVERSIDADE CATÓLICA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Petrópolis como requisito para a conclusão da disciplina de Teorias eTécnicas Psicoterápicas II.

Professor Orientador
Professor

Petrópolis
2012

SUMÁRIO

1 TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL 3
2 TÉCNICAS DA TCC 5
3 BIBLIOGRAFIA 10

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC)

Antes de iniciar o estudo sobre as Técnicas utilizadas na TCC, torna-se relevante indicar os aspectos iniciais, ou seja, a forma como o Psicólogo aborda o paciente e como ele chega àconclusão da melhor técnica a ser utilizada em cada caso. Abaixo seguem alguns passos a serem seguidos:
1. Apresentação do problema
* Realiza-se a coleta de dados relevantes em relação ao paciente e ao problema apresentado inicialmente: dados pessoais, sintomas, objetivos do paciente, esclarecimento das condições necessárias para o trabalho psicoterapêutico;
* Definição dosproblemas e diagnóstico inicial, bem como indicação dos métodos mais indicados;
2. Análise do problema
* Análise do comportamento problemático e análise da incidência em que ele ocorre, ou seja, com que frequência, em quais situações, quais os pensamentos automáticos e quais as consequências;
* Análise do valor de cada comportamento problemático, como: Quais os motivos? Ocomportamento se origina de conflitos?
* Análise dos sistemas sociais nos quais o indivíduo está inserido e a influencia destes sistemas no comportamento;
* Análise da origem e desenvolvimento do problema (Anamnese);
3. Análise do objetivo
* Consideração dos lados positivo e negativo do comportamento atual (problemático), definição da motivação para a mudança, determinação dosfatores ambientais que auxiliam a mudança e daqueles que a atrapalham;
* Determinação dos objetivos: Quais os objetivos a serem atingidos por ambas partes? Quais os passos para chegar até à conclusão dos mesmos?
* Como é a relação existente entre o paciente e o terapeuta? Há algo a melhorar?
4. Análise dos meios
* Pontos de partida: quais pessoas devem ser envolvidas na mudançaem cada situação?
* Quais os passos a serem dados para atingir a mudança esperada? Neste momento o terapeuta deve explicar ao paciente a lógica do tratamento (como se inicia e como termina)
* Planejamento concreto da terapia - que novos comportamentos devem ser aprendidos, em que situação? Como? Definir os parâmetros formais (frequência das consultas, duração da terapia);
5.Teste e avaliação dos passos definidos
A avaliação de cada passo definido no início da terapia é muito importante para o avanço constante e para o sucesso.

Após a essa avaliação inicial o terapeuta juntamente com o paciente colocam em prática técnicas e estratégias, através da análise situacional de cada problema.

TÉCNICAS UTILIZADAS NA TCC

1. Conceituação e Formulação de ProblemasA formulação dos problemas tem o objetivo de verificar como o problema surgiu, como se manifesta e se mantém ou não. Toda formulação deve ser devolvida e discutida com o paciente, de forma que ambos, terapeuta e paciente, possam entender o que está acontecendo. A formulação ajuda o paciente a sentir maior controle, aumentando sua autoeficácia e diminuir sua ansiedade. Além disso, forma uma aliançacolaborativa com o terapeuta, que incentiva uma postura ativa para a resolução ou melhoria do quadro. Através da formulação, também fica mais claro para o paciente a relação entre pensamento - sentimento - comportamento e como esses fatores podem influenciar no problema médico e vice-versa.

2. Distorções Cognitivas

Identificar e modificar as distorções do pensamento que trazem o...
tracking img