TCC SUPERVISOR ESCOLAR

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
MARIA APARECIDA DA SILVA










A IMPORTÂNCIA DO SUPERVISOR ESCOLAR NO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE











MATIPÓ-MG
2014
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
MARIA APARECIDA DA SILVA









A IMPORTÂNCIA DO SUPERVISOR ESCOLAR NO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE



Artigocientífico apresentado à Universidade Candido Mendes-UCAM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Orientação e Supervisão Escolar.







MATIPÓ-MG
2014

A IMPORTÂNCIA DO SUPERVISOR ESCOLAR NO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
MARIA APARECIDA DA SILVA


RESUMO

O presente estudo visa um conhecimento mais amplo sobre as principaiscaracterísticas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), mostrando a relação e a significância do mesmo no contexto escolar, e como o profissional supervisor escolar pode contribuir para amenizar as causas do transtorno. A pesquisa é uma revisão bibliográfica onde busca um conhecimento mais amplo sobre o assunto Transtorno de déficit de atenção e Hiperatividade. O TDAH se caracteriza poragitação, impulsividade e desatenção, podendo assim causar vários problemas de questão escolar e relacionamento interpessoal. No que diz respeito à relação escola e aluno com TDAH, se faz necessário que a escola esteja preparada para atender a esta demanda, ainda mais nos dias atuais com a política de inclusão em pauta. Conclui-se que o supervisor é uma peça fundamental na orientação de alunos comTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, trabalhando de forma a orientar professores e pais no processo ensino aprendizagem deste aluno.

Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção. Hiperatividade. Supervisor. Escola.

Introdução

Muitos educadores tem dificuldade em reconhecer sintomas e sinais do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, e quando o faz não sabemcomo trabalhar com esses alunos.
Segundo Low (2006, p. 225), o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), associado ou não a dificuldade no aprendizado, ganhou importância significativa na pauta de discussões familiares e escolares e tem despertado pesquisas em vários campos correlatos.



Atualmente há um número muito elevado de crianças com TDAH, o que está levando a umamobilização tanto da escola, como profissionais de saúde como da família.
A prevalência geralmente mencionada é de 3 a 5% em escolares. Estudos epidemiológicos mais rigorosos observam taxas de 4 a 12% da população geral de crianças de seis a doze anos de idade (BROWN et al. apud VASCONCELOS et al., 2003, p. 68).
Segundo Rohde e Benczick (1999) o TDAH é um problema de saúde mental que tem comocaracterísticas básicas a desatenção, a agitação (hiperatividade) e a impulsividade, podendo levar a dificuldades emocionais, de relacionamento, bem como o baixo desempenho escolar; podendo ser acompanhado de outros problemas de saúde mental.
Por isso é de extrema importância que não somente a área da educação se preocupe e se prepare para receber esses sujeitos, mas é de fundamental importância queprofissionais de saúde também estejam preparados e possam assim trabalhar em conjunto para que consigam melhoras significativas.
Franco (2003), diz que o supervisor escolar é aquela pessoa que sabe ver além das evidências do cotidiano, colocando-se em diferentes ângulos, para ver várias e muitas faces da realidade da educação, procurando estudá-las, confrontá-las e aprofundá-las pelo estudo, pelo diálogonum processo de ação reflexão que alimenta continuamente a caminhada de toda a comunidade educativa, em vista da construção de pessoas sujeitos da própria história.
O presente artigo visa mostrar as principais características do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além da relação deste Transtorno no contexto escolar e como o supervisor escolar pode contribuir com este...
tracking img