Tcc sobre vigilancia sanitaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 PLANO DE NEGÓCIO

Quando um empreendimento encontra-se em dificuldades muitas vezes não se sabe a causa, que caminhos a seguir, quais estratégias poderão reverter o problema, etc. Analisar a situação de forma estruturada, adotando instrumentos que possam ajudar a gestão de forma a deixar clara a questão, partindo-se da realidade do empreendimento, facilita o negócio a retomar ou iniciar suasoperações de modo mais confiante e consciente, e permite melhor orientação para o acompanhamento dos grupos e para os trabalhadores terem maior auxílio na gestão.
Conceitualmente, Plano de negócios é uma maneira estruturada de fazer projeções futuras de um empreendimento, desenvolvendo idéias de como o negócio deve ser conduzido, sendo uma oportunidade para melhorar o que é e o que foi feito,porque se analisa o empreendimento sob vários aspectos. É, então, uma ferramenta que avalia o negócio ao longo do tempo e serve de parâmetro para uma análise de julgamento mais eficaz. Seu objetivo geral é diminuir riscos do negócio, permitindo ajustar o seu desenvolvimento conforme as estratégias estabelecidas.
No caso de um empreendimento nascente, para iniciar o negócio, é preciso saber umasérie de conhecimentos fundamentais, como: conhecer o ramo de atividade onde vai atuar, o mercado, fazer um planejamento do que vai ser colocado em prática, estabelecer os objetivos que se pretende atingir, entre outros. Para isso é preciso fazer um levantamento de dados e informações em uma série de órgãos (IBGE, sindicatos, associações, vigilância sanitária, Junta Comercial, etc) além de pesquisainformal e conhecimento da área do negócio, para saber como se encontra este mercado, quanto terá que vender por mês para não vir a fracassar, quanto poderá retirar por mês de remuneração sem prejudicar o bom funcionamento do negócio, quais os impostos a pagar e suas alíquotas e quanto guardar de recursos financeiros para fazer frente aos compromissos nos primeiros meses. Enfim, é preciso fazer oplanejamento financeiro para avaliar a viabilidade do empreendimento e estruturar as alternativas e concepções do empreendimento.
Embora haja muitas atividades a serem exploradas, há uma série de fatores que influenciam e limitam a escolha do ramo de negócio. Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas):

“Para se abrir uma empresa, deve-se levar em conta que osucesso de qualquer negócio depende, sobretudo, de um bom planejamento. Embora qualquer negócio ofereça riscos, é preciso prevenir-se contra eles.”

Outra importância do Plano é de gerar um registro do que se pensa hoje e sobre o qual se basear para tomar decisões no futuro e dos demais itens dos quais se tiram decisões e informações. Também não se deve descartar a importância do Plano ser umdocumento de credibilidade junto a parceiros, patrocinadores e Instituições financeiras, com os quais o negócio poderá ter relações no futuro ou já as tenha.

Qualquer pessoa que conheça o negócio pode desenvolver o Plano, o qual será mais efetivo se contar com uma “visão estratégica” previamente elaborada e que abarque toda a situação do empreendimento: sua história, ambiente em que se insere(tecnológico, econômico, financeiro, ambiental, social e cultural), característica e objetivos. Deste modo, um diagnóstico é essencial para a formulação do Plano de Negócios, na medida em que é necessário o conhecimento do negócio, sua realidade e a conjuntura inserida. Após esta análise inicial é possível elaborar o Plano, ou seja, o planejamento de médio e longo prazo, definindo e fixando metas,sendo que o próximo passo é formular estratégias de implementação deste planejamento.

1.1 Plano de negócio: Padaria

A atividade desenvolvida por este tipo de negócio é caracterizado pelo comércio de pães em geral, doces, produtos de confeitaria, lanches, bebidas, cigarros etc. A produção de alimentos (pães, pizzas, coxinhas, sanduíches e outros) no próprio estabelecimento para serem...
tracking img