Tcc sobre amianto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Amianto ou Asbesto é uma fibra de origem mineral, derivada de rochas metamórficas eruptivas, que por processo natural de recristalização transforma-se em material fibroso é usado como matéria. Este artigo foi desenvolvido através de uma breve revisão bibliográfica sendo utilizada a Biblioteca Virtual em Saúde.

O objetivo de este trabalho atentar as pessoas quantos aos riscos e asconseqüências que o amianto traz a saúde.

Conclui-se que uma vez não há nenhuma comprovação de uma forma segura para a utilização do amianto, a única solução seria a proibição da exploração e utilização do mesmo.

Palavras Chaves: Asbesto, câncer ocupacional e exposição ocupacional.

Introdução

Teafrasto, Estrabo, Plínio e Pluterco (70 A. C.) descreveram o uso do amianto nos pavios daslamparinas usadas pelas virgens vestais, ao qual denominaram asbesta (não destrutível pelo fogo) Dando à origem grega a palavra Asbesto. Heródoto (456 A.C.) pai da história mencionou o uso de panos mágicos. Carlos Magno na idade moderna atirava ao fogo toalhas de mesa confeccionadas com amianto e as recolhia intactas. A fama do “Mineral Mágico” logo ganhou o mundo (ABRA).

Na revolução industrial,começaram a utilizar a fibra do amianto como revestimento das máquinas a vapor. Em 1896 os Estados Unidos patentearam o mineral pela 1ª vez. Em 1896 iniciou-se a produção da 1ª indústria têxtil de amianto, deste momento em diante principalmente no século XX, quase todas as atividades industriais foram encontrando uma forma de empregar o uso do mineral nos seus produtos, dada as suas qualidades e seubaixo custo.

De “Mineral Mágico” passou a ser chamado de “Mineral Maldito” ou “Fibra Assassina”, assim que apareceram os 1° diagnósticos que causaram o adoecimento e a morte entre trabalhadores expostos a esta matéria prima altamente tóxica cujos danos a saúde podem aparecer até 40 anos após a exposição ao produto (período de latência), foram diagnosticados não apenas os trabalhadores dasfabricas como também os familiares, usuários, consumidores e moradores ao redor das fabricas. (ABRA)

Amianto ou Asbesto é uma fibra de origem mineral, derivada de rochas metamórficas eruptivas, que por processo natural de recristalização transforma-se em material fibroso é usado como matéria – prima na maioria das indústrias e em mais de 70% das residências brasileiras.

As rochas de amianto sedividem em dois grupos: As serpentinas e os s anfibólios. Esta matéria – prima é utilizada, por ter muitas utilidades, não inflamável, não se destrói tão resistente quanto o aço e mesmo sendo rocha, suas fibras podem ser trabalhadas, transformando-se em tecidos usados para roupas que suportam altas temperaturas. Fernanda Giannasi ABREA, São Paulo Perspec. vol.17 no.2 São Paulo Apr./June 2003, Rev.Assoc. Med. Bras. vol.43 n.3 São Paulo July/Sept. 1997, J. bras. Pneumol. Vol.32 suppl.2 São Paulo May 2006,

A utilização de caixas d'água e tubulações produzidas com amianto aparentemente não causa danos à saúde de quem consome a água. Em 1992, a agência de proteção ambiental americana EPA (Environmental Protection Agency) determinou que o amianto não é classificado como carcinógenos nas normaspara água, e, em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirmou que não há qualquer evidência de que o amianto ingerido seja perigoso à saúde. Porém o uso deste material é altamente prejudicial à saúde sendo de efeito acumulativo e cancerígeno em todas as suas variações de uso e qualquer estágio de produção e não havendo nenhum nível seguro de utilização, provoca várias outras doenças namaioria das vezes crônicas matando em curto prazo ou lentamente por asfixia, como por exemplo: Espessamento pleural circunscrito / placas pleurais, espessamento pleural difuso, derrame pleural pelo asbesto, atelectasia redonda, asbestose, câncer de pulmão, mesotolia. E ao concluir isso a melhor maneira para evitar que seres humanos sejam contaminados por esse mineral seria proibir a exploração do...
tracking img