Tcc sistemas erp em pequenas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 115 (28713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLES
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS















SISTEMAS ERP: UM ROAD MAP (GUIA DE IMPLANTAÇÃO) PARA PEQUENAS EMPRESAS

























São Paulo
2005
FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLES
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS















SISTEMAS ERP: UM ROAD MAP (GUIA DE IMPLANTAÇÃO) PARA PEQUENAS EMPRESASDaniel Marques Capuano, N.21, 4º adm Noturno
Rafael Vidal de Negreiros Fornazari, N. 61, 4º adm Noturno
Rogério Gonçalves de Santana, N. 66, 4º adm Noturno





Trabalho de graduação apresentado ao curso de administração de empresas das Faculdades Integradas Campos Salles, para obtenção do titulo de bacharel em administração.





SãoPaulo
2005
FOLHA DE APROVAÇÃO












Após a exposição dos discentes Daniel Marques Capuano, matricula n.º 302270593, Rafael Vidal de Negreiros Fornazari, matricula n.º 302276971 e Rogério Gonçalves de Santana, matricula n.º 302277658 do curso de Administração, com ênfase em Mercadologia sobre a realização do Trabalho de Conclusão de Curso, consideramos aprovado o trabalhoapresentado pelo aluno, que por atender aos requisitos estabelecidos, recebeu o conceito SATISFATÓRIO.



São Paulo, 16 de Novembro de 2005.



a) Professor Orientador de Estagio / TCC


___________________________________
Lino Sidney Gaviolli




b) Coordenador do Curso de Administração


___________________________________
Prof. Dr. Jayr Figueiredo deOliveira



AGRADECIMENTOS

























Agradecemos, em primeiro lugar, ao nosso Prof. Orientador Lino Sidney Gaviolli pela imensa dedicação, presteza, motivação, compreensão, paciência e valiosos ensinamentos proporcionados na condução deste trabalho.Agradecemos também aos nossos amigos, familiares e namoradas pela compreensão e auxílio nas horas maisdifíceis. Ao Sr. Aparecido Pelisser e a empresa Kontato Ltda pelo valioso apoio. E, por último, ao Srs. Joseph e Bruce pela grande colaboração e força.

RESUMO









Esta pesquisa tem como objetivos proporcionar aos administradores de sistemas em pequenas empresas prestadoras de serviços a importância e benefícios da implantação de um sistema ERP (Enterprise Resourece Planning),um road-map (guia de implantação), bem como as dificuldades mais comuns que se apresentam durante tal processo. Demonstrar os pontos fortes e fracos, além das formas para obter sucesso na implantação. A presente pesquisa, também define de modo geral o ERP, suas características, benefícios e problemas e conceituação de pequena empresa. A implantação propriamente dita, é definida em três fases,sendo elas, pré-implantação, implantação e pós-implantação, abordadas nos capítulos 4, 5 e 6 respectivamente. Estes capítulos abordam avaliação estratégica, identificação de oportunidades, conceituação de frentes de projeto (grupos de trabalho responsáveis pela execução de determinadas tarefas do processo de implantação), elaboração do planejamento da implantação, conceituação de gaps (desvio dademanda de tecnologia com a oferta existente), metodologia carga de dados no sistema, estratégias de testes e elaboração de plano para sua execução, criação do archiving e help desk, definição e formas de treinamentos e ações que devem ser tomadas para redução da queda de desempenho com o sistema em produção. Após conceituações, é apresentado o road-map com os passos e ações que devem ser seguidaspara uma implantação bem estruturada e com maiores possibilidades de sucesso. Apresenta também, pesquisa empírica realizadas com empresas prestadoras de serviço de pequeno porte, comparando suas implantações de ERP realizadas (prática) com as informações teóricas contidas nesta pesquisa. Por fim, o capítulo de considerações finais contendo pareceres obtidos no decorrer do trabalho.
ABSTRACT...
tracking img