Tcc serv social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIALIII

MARIO LUCIO PINHEIRO













AVANÇANDO COMO EMPREENDEDOR SOCIAL
Empreedimento Social Atingindo O Alvo


















Montes Claros
2010



MARIO LUCIO PINHEIRO















AVANÇANDO COMO EMPREENDEDOR SOCIAL
Empreedimento Social Atingindo O AlvoTrabalho apresentado ao Curso serviço social II da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Oficina de questão social

Prof. Daniela Sikorski













Montes Claros

2010




Introdução

A questão social no Brasil nos últimos anos vem sendo tema nos principais debates políticos, nomeio da sociedade, entre congressistas, palestrantes e tem tomado os primeiros lugares nos principais meios de comunicação.
Nos últimos anos o nosso pais avançou bastante na área social e isso não podemos de forma alguma ignorar. Sabemos que muitos problemas continuam afetando a vida de milhares de brasileiros que vivem na faixa de pobreza.
Um dos maiores problemas da questão socialvem sendo o desemprego, que consequentemente resulta na pobreza, desigualdade, exclusão social e por fim a violência.



Entrevista:

1) O que você entende por questão social?
São questões que emergem na sociedade de maneiras conflitantes ou polêmicas, mobilizando grupos sociais específicos, que buscam reivindicar ou lutar pelos seus direitos.
Como exemplo de questõessociais tem: A questão do racismo, a questão da violência, a questão do desemprego, a questão da luta pela terra, a questão da desigualdade social entre muitas outras questões.

2) Qual o motivo de hoje tantos problemas sociais e quais são eles?
Na história da humanidade sempre houve muitos problemas sociais nas diversas sociedades.
Em nosso tempo, podemos atribuir a causa dosvários problemas sociais a diversos fenômenos. O principal deles é o sistema econômico adotado na maioria dos países. O capitalismo que promove a exploração do trabalho e a busca do lucro exagerado, produzindo as desigualdades sociais que causam a pobreza, a fome e todo tipo de exclusão.
Podemos atribuir também, a fenômenos culturais e religiosos, que em algumas sociedades promovem problemassociais, causando desigualdades, exclusões,
preconceitos etc.
A violência urbana e no campo a varias formas de preconceitos e discriminação, a desigualdade social e econômica, gerando pobreza, fome, desemprego.

O problema das drogas, a corrupção política, o preconceito, a violência contra a mulher, a violência de grupos religiosos, a falta de moradia, desaneamento básico,
a precariedade dos sistemas de saúde e educação,etc.

1. O que gera tanta desigualdade no país?
O fator econômico. O sistema capitalista promove a desigualdade quando não distribui renda de maneira justa e equilibrada. A má distribuição de renda é a causa principal da desigualdade social.




Nome da entrevistada: Ana Luiza
Nenhum grau de parentesco.Profissão: Auxiliar de secretaria.
idade







Analise:

Analisando as respostas desta entrevista vejo que as pessoas teen um verdadeiro entendimento no que se refere à questão social e as suas conseqüências, que na colocação da entrevistada tem como exemplo, racismo que realmente tem sido preocupante com a questão da cor, a questão financeira por falta de um planejamento serio dos governantescom a distribuição de renda que no nosso pais é muito desigual, portanto a busca pelo lucro exagerado promove exploração do trabalhador. A nossa cultura é acomodar com a corrupção política e não lutar pelos direitos básicos que é a distribuição de renda com igualdade, uma boa assistência medica, educação de qualidade, boa formação profissional, emprego de qualidade, uma boa moradia,...
tracking img