Tcc - segurança do trabalho

Páginas: 8 (1907 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
1. INTRODUÇÃO

Atualmente as indústrias de Confecção de Sapatos vêm enfrentando uma forte concorrência do mercado externo e interno, inundando o mercado mundial com calçados de baixíssimo custo. Embora nas indústrias de calçados se empregue o termo modelagem técnica, neste artigo convencionou-se tratar apenas as (os) costureiras (os) e montadores, pois todos os tipos de costura e montagemsão técnicas. Entre os vários setores desta indústria, o setor de costura destaca-se como sendo o responsável pelo desenho, do corte dos moldes do sapato, para a rapidez do processo produtivo. Os montadores por sua vez realizam a tarefa de modelagem de calçados proporcionando um ganho de qualidade bem como uma maior rapidez na execução de um projeto de sapatos.
Observou-se, no entanto, queas empresas não possuem postos de trabalhos adequados sob o ponto de vista ergonômico, prejudicando desta forma não somente os trabalhadores de costura e montagem, como também o rendimento do trabalho na indústria calçadista. O objetivo principal desta pesquisa é conscientizar ergonomicamente através de cursos de treinamentos e freqüentes reciclagens, com o qual o trabalhador aprende a trabalharde forma segura, reconhecendo os fatores de risco que possam surgir a qualquer momento no ambiente de trabalho e as medidas a serem adotadas, para promover um melhor conforto para os trabalhadores, esta técnica é conhecida como ergonomia de conscientização.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 História da Ergonomia
O médico italiano Bernardino Ramazzini foi o primeiro a escrever sobredoenças e lesões relacionadas ao dia-a-dia no trabalho, em sua publicação de 1700 "De Morbis Artificum" (Doenças ocupacionais). Ramazzini foi discriminado por seus colegas de trabalho por visitar os ambientes de trabalho de seus pacientes a fim de identificar as causas de seus problemas, suas doenças e lesões. O termo ergonomia, derivado das palavras gregas ergon (trabalho) e nomos (lei natural) entrarampara o léxico moderno quando Wojciech Jastrzębowski o usou em um artigo em 1857.
No século XIX, Frederick Winslow Taylor lançou seu livro "Administração Científica", com a intenção de melhorar a maneira de executar um trabalho. Mediante aumento e redução do tamanho e peso de uma pá de carvão, até que a melhor relação fosse alcançada, e com isso ele conseguiu triplicar a quantidade decarvão que os trabalhadores podiam carregar num dia.
No início do anos 1900s, Frank Bunker Gilbreth e sua esposa Lilian expandiram os métodos de Taylor para desenvolver "Estudos de Tempos e Movimentos" o que ajudou a melhorar a eficiência, eliminando passos e ações desnecessárias.
A Segunda Guerra Mundial marcou o advento de máquinas e armas sofisticadas, criando demandas de atenção jamaisvistas antes por operadores de máquinas, em termos de tomada de decisão, atenção, análise situacional e coordenação entre mãos e olhos.
Foi observado que aeronaves em perfeito estado de funcionamento, conduzidas pelos melhores pilotos, ainda caíam. Em 1943, Alphonse Chapanis, um tenente no exército norte-americano, mostrou que o "erro do piloto" poderia ser muito reduzido quando controlesmais lógicos e diferenciáveis substituíram os confusos projetos das cabines dos aviões.
Em 1949, K.F.H. Murrel, engenheiro inglês, começou a dar um conteúdo mais preciso a este termo, e fez o reconhecimento desta disciplina científica criando a primeira associação nacional de Ergonomia, a Ergonomic Research Society, que reunia fisiologistas, psicólogos e engenheiros que se interessavam pelaadaptação do trabalho ao homem. E foi a partir daí que a Ergonomia se desenvolveu em outros países industrializados e em vias de desenvolvimento.
Nas décadas seguintes à guerra e até os dias atuais, a ergonomia continuou a desenvolver-se e a diversificar-se. A era espacial criou novos problemas de ergonomia tais como a ausência de gravidade e forças gravitacionais extremas. Até que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de segurança o trabalho tcc
  • tcc segurança do trabalho
  • tcc tecnico segurança do trabalho
  • Tcc segurança do trabalho
  • Tcc tecnico de segurança do trabalho
  • Tcc Segurança do Trabalho
  • Tcc medicina e segurança no trabalho
  • Tcc técnico de segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!