Tcc rotatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dedicamos esta trabalho Aos nossos familiares e amigos que direta ou indiretamente contribuíram para elaboração do projeto.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus que nos iluminou e nos deu força durante esta jornada;
A Professora Carine Fraga pela orientação na realização deste trabalho.
Aos Profissionais da Unimed de Caçapava, pela acolhida, disponibilidade e colaboração naconcessão de informações valiosas para realização deste estudo.
As grandes participantes do Projeto, Maria Cristina, Marina, Patrícia, Regiane, Sara e Stela pela Amizade.

"Procure corrigir com calma aqueles que erram, e saiba relevar as imperfeições dos outros, da mesma forma que espera a compreensão dos outros para os seus erros.”
(Autor desconhecido)
ResumoAnálise das possíveis causas da rotatividade na empresa Unimed Caçapava enfoca-se conceitos e técnicas de recrutamento e seleção, bem como suas ferramentas e etapas para uma execução eficaz.
Focaliza os índices de rotatividade e absenteísmo, suas causas e estratégias adotadas para a redução.
Conclui-se que na empresa pesquisada, o índice de rotatividade no setor administrativonão é gerado por falha no recrutamento e seleção. A causa do turn over na empresa esta direcionada aos colaboradores estagiários que se desligam em busca de realização profissional.

CAPÍTULO 1

INTRODUÇÃO

O Trabalho de Conclusão de Curso apresentado tem como objetivo identificar as causas, índices e medidas adotadas para a redução da rotatividade na empresa Unimed Caçapava.Sabe-se que o alto índice de rotatividade acarreta muitos prejuízos à organização, entre eles destacam-se os altos custos gerados com contratação e demissão de colaboradores; também conhecida como Turn Over. Aos olhos do mercado de trabalho, se os colaboradores não ficam por um determinado tempo na empresa, a mesma tende a ficar fica mal vista, gerando dúvidas quanto à sua credibilidade e solidez,levantado suspeitas de que há algo errado na organização.
Em contrapartida, se a organização possui um índice baixo de rotatividade pode significar “estagnação”. A organização pode ser considerada ultrapassada, sem renovação de talentos e idéias inovadoras que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento da organização.
A analise da pesquisa indicara se a principal causa darotatividade da empresa Unimed Caçapava é a falha no recrutamento e seleção.

1. TEMA

Recrutamento e Seleção e sua importância nos resultados da Empresa Unimed Caçapava.

1.1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O impacto que o Recrutamento e Seleção causam na rotatividade da empresa Unimed Caçapava.

1.1.2 PROBLEMÁTICA
A falha do Recrutamento e Seleção impacta narotatividade das empresa Unimed Caçapava?

2. JUSTIFICATIVA

Sabe-se que um dos fatores que geram custos desnecessários para as empresas é o alto índice de rotatividade. Segundo Chiavenato (2004) a rotatividade não é uma causa mais o efeito de algumas variáveis externas e internas. Dentre as variáveis externas estão a situação de oferta e procura do Mercado de Recursos Humanos , a conjunturaeconômica ,as oportunidades de empregos no Mercado de Trabalho.
Acredita-se que essa problemática está diretamente relacionada com o Recrutamento e Seleção, fase de avaliação do perfil da vaga e do candidato. Segundo Pontes (2008) conceituando Recrutamento como “atração de mão–de-obra”, uma empresa terá maior facilidade no Recrutamento externo quanto melhor for sua imagem perante a sociedade.3. OBJETIVOS

1.3.1 GERAL
Analisar o impacto que o Recrutamento e Seleção causam na rotatividade da empresa Unimed de Caçapava.

1.3.2 ESPECÍFICOS

Pesquisar se a rotatividade na Unimed Caçapava acontece em decorrência da falha no Recrutamento e Seleção.

Verificar se os baixos salários oferecidos por esta Cooperativa é a principal causa de...
tracking img