Tcc rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

TEMA

Proposta de Implantação dos princípios da CIPA no CEDUP.

2.1 Delimitação do Tema

Proposta de Implantação de Prevenção de Acidentes que utilize os princípios da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) no centro de educação profissional Dario Geraldo Salles, situado na Rua Monsenhor Gercino, 2071, Itaum, na cidade de Joinville.

3 PROBLEMASPela inexistência da prevenção de acidente no CEDUP, dada a própria natureza da escola que é do ensino profissionalizante, portanto, oferece mais condições inseguras pela natureza de seus cursos e devido ao grande fluxo de pessoas e utilização de oficinas e laboratórios existentes na unidade, os diversos locais tornam-se vulneráveis a acidentes.

4 JUSTIFICATIVA

A ComissãoInterna de Prevenção de Acidentes surgiu a partir da Revolução Industrial, segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, em decorrência da chegada das máquinas, do aumento do número de acidentes, da adaptação do homem ao trabalho, bem como da necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para a correção de possíveis riscos de acidentes.
Conforme a NR 5 devem constituir CIPA, emantê-la em regular funcionamento nas empresas privadas, públicas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
Diante da importância do tema percebe-se, no CEDUP, a necessidade da implantação de um programa que aborde estes princípios, bem como o desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada a prevenção de acidentes de trabalho.

5.FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES
É necessário que os senhores compreendam o que é hipótese. Abaixo estou enviando uma definição de acordo com o Wikipédia. A hipótese trata da busca de respostas ao que se propõem pesquisar. Estas respostas não são definitivas, elas podem ser comprovadas ou não. E a abordagem sobre a hipótese inicial, se estava correta ou não, deve estar configurada nas considerações finais dotrabalho.

O que é hipótese:
Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível.
É a evolução da intuição à teorização e da teoria que levará à prática, a testar as hipóteses firmadas pelo raciocínio dedutivo implícito à teorização, com freqüência, e por motivos vários, que segue por vias aparentementeobscuras.
As hipóteses primeiras nem sempre são definitivas e estas, quando firmadas, nem sempre são as ideais, ainda que satisfaçam condições momentâneas. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese acesso dia 25/10/2011 as 21:45 h.
Diante do exposto estou grifando em amarelo as questões que devem ser respondidas, lembrando que a principio são hipóteses e, que depois de um estudo mais apurado,deverá ser verificado se as hipóteses estavam corretas ou não.

Porque é importante implantar os princípios da CIPA no CEDUP?
É necessário fazer um processo de conscientização? Por quê?
Estudar definir e implantar as mudanças necessárias para adaptar as instalações do CEDUP em Joinville à norma NR 5, tem como fundamentação a normalização da comissão interna de prevenção de acidentes,com esta proposta pretende-se solucionar as seguintes situações problemas:
Porque é necessário:
- Criar um plano de evacuação. Como seria este plano?
- Identificar saídas de emergência. Não existem saídas de emergência? Não é sinalizada? Existe esta preocupação?
- Melhorar a distribuição de extintores. Por quê? Como que a distribuição é feita hoje?
- Identificarquadros de distribuição de energia elétrica. Com que finalidade?
- Desobstruir corredores com grades. Quais são os corredores que contém grade e por quê?
- Criar uma brigada de incêndio. Como seria esta brigada, como seria o treinamento?
-Como poderia ser o processo de conscientização dos freqüentadores/usuários do CEDUP?

6 DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS

6.1 Objetivo Geral...
tracking img