Tcc rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Motivação Humana

O significado da palavra motivação segundo o dicionário (AURELIO 2009) o “Ato de motivar. Palavra popularmente usa par explicar porque as pessoas agem deuma determinada maneira”. Então se pode definir motivação como um fator que determina o comportamento do ser humano. De acordo com Maximiano (2000, p. 299) motivação significaapenas que todo comportamento sempre tem uma causa.

Pessoas nas empresas e organizações questionam sobre: “O que levaria o ser humano a persistir em busca do sucessoprofissional ate alcançá-lo?”. A motivação pode ser uma resposta, pois “é uma fonte inspiradora para qualquer pessoa irem busca de uma meta, e o que impulsiona para lutar todos os diaspelos mesmos objetivos” (NEVES, 2004, p. 1).

A motivação está ligada às necessidades humanas, sejam fisiológicas ou psicológicas. “A motivação representa a ação de forças ativase impulsionadoras, relacionada às necessidades humanas”. (CHIAVENATO, 2010. p. 296)

Chiavenato (1998, p. 76-77) apresenta três suposições para explicar o comportamentohumano com o processo de motivação:

a) O comportamento humano é causado, ou seja, existe uma causalidade do comportamento. Tanto a hereditariedade como o meio ambiente influemdecisivamente sobre o comportamento das pessoas. O comportamento é causado por estímulos internos ou externos.

b) O comportamento é motivado, ou seja, há uma finalidade em todocomportamento humano. O comportamento não é causal, nem aleatório, mas sempre orientado e dirigido para algum objetivo.

c) O comportamento humano é orientado para objetivospessoais. Subjacente a todo comportamento existe sempre um impulso, um desejo, uma necessidade, uma tendência, expressões que servem para designar os motivos do comportamento.
tracking img