Tcc-rfid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução a Tecnologia RFID

Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás



Resumo

Este artigo apresenta a Tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) e o Código Eletrônico de Produtos (EPC). Será explicitado e detalhado cada componente de hardware envolvido nesta tecnologia incluindo os padrões de reengenharia das pessoas, dos processos e aspectos de custo benefícios deimplementação bem como middlewares e modelos de comunicação ONS.

1. Introdução

RFID (Radio Frequency Identification ou Identificação por Frequência de Rádio) é uma tecnologia criada para a identificação remota de objetos.
Um sistema baseado em RFID é composto basicamente de um leitor e de etiquetas, que comunicam-se com o primeiro através da frequência de rádio escolhida dentro de um determinadoperímetro.



Os sistemas baseados em RFID têm uma vasta gama de aplicações comerciais:

indústria, comércio, educação e segurança são apenas alguns exemplos das áreas com uso potencial. Seu principal rival é o sistema de código de barras, que esbarra na necessidade da etiqueta com o código estar na "linha de visão" do leitor . Além disso, um mesmo leitor RFID pode receber informações de mais de umaetiqueta simultaneamente, ao passo que um leitor de código de barras limita-se a uma leitura por vez.

2. História

A identificação por frequência de rádio não é uma tecnologia nova: nasceu junto com as primeiras experiências que originaram o radar (radio detection and ranging), em meados de 1920/1930, e foi usada pela primeira vez pelos britânicos, na 2ª GM, como forma de diferenciar os seusaviões dos do inimigo, através dos sistemas IFF (Identification Friend or Foe).
No entanto, somente no final da década de 70 é que pesquisadores de vários centros de pesquisa, liderados pelo MIT, começaram a utilizar essa tecnologia como ela é apresentada comercialmente hoje. Eles buscavam uma arquitetura que, baseada em ondas eletromagnéticas, pudesse identificar e rastrear produtos e acabaramcriando o EPC (Electronic Product Code), primeiro nome do RFID.

3. Tecnologia

Como já explicitado, um sistema RFID é composto de um leitor (também chamado de transceiver - transmitter/receiver) e uma etiqueta (tag), e ambos possuem antenas que são utilizadas para comunicarem-se entre si.
Em poucas palavras , a RFID envolve a detecção e a identificação de um objeto etiquetado através dosdados que ele transmite. Isto requer uma etiqueta (também conhecida como transponder), um leitor (também conhecido como interrogador) e antenas (também conhecidas como dispositivos de acoplamento), localizados em cada ponta do sistema. O Leitor normalmente é conectado a um computador central ou outro equipamento que possua a inteligência para processar mais adiante os dados da etiqueta e tomar asações. O Computador faz parte geralmente de uma rede maior de computadores de uma empresa e, em alguns casos é conectado à Internet.
O Acoplamento na maioria dos sistemas de RFID é eletromagnético (backscatter – dispersão refletida) ou magnético (indutivo). O método usado em uma implementação em particular depende das necessidades da aplicação, tais como custo tamanho, velocidade e alcance e acuráciade leitura. Por exemplo, os sistemas de RFID indutivamente acoplados normalmente têm curto alcance, medido em polegadas.
Estes tipos de sistemas são usados principalmente em aplicações tais como controle de acesso, onde o curto alcance é vantajoso. Neste caso, uma etiqueta apenas desbloqueia a fechadura de uma porta com RFID quando ela é movimentada dentro da faixa próxima do leitor e não quandoas pessoas que podem estar carregando um etiqueta em suas carteiras ou bolsas passarem pelo leitor em um corredor em frente à porta.
O elemento que habilita a comunicação entre etiqueta e leitor é a antena. A etiqueta e o Leitor possuem uma antena cada um.

[pic]
Figura 1. Componentes do Sistema RFID.
Fonte: [Figura 01]

Outro importante elemento de um sistema de RFID é a...
tracking img