Tcc - recrutamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2122 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


O tema estudado é referente ao recrutamento e seleção em uma empresa de tecnologia e desenvolvimento de software onde desejo buscar métodos para aprimorar e trazer soluções de melhora no processo para primeiramente atrair corretamente candidatos e buscar quais melhores ferramentas de seleção pode trazer para uma empresa de software e desenvolvimento de sistemas.A área de recursos humanos, como campo de conhecimento da administração de empresas, tem sido muito valorizada nos últimos tempos. Isso pode ser observado pelas mudanças que vem ocorrendo, e hoje é tomado por “Departamento de Talentos” onde buscamos constantemente saber qual é a melhor solução para atrair as pessoas e de que forma podemos fazer a diferença.

Nas empresas em geral na áreada tecnologia, são utilizadas diversas ferramentas de recrutamento e seleção. Focando muitas vezes nas atividades operacionais que são essenciais para a execução do trabalho e questões especificas da vaga as quais são avaliadas, mas também questões interpessoais que são avaliadas através de ferramentas que são utilizadas na seleção.


O trabalho será realizado na Wheb Sistemas, onde ireiverificar quais melhores ferramentas de seleção num público jovem e que está restrito na região. Que tipos de avaliações podem ser aplicados. Como posso ter mais rapidez e assertividade na escolha.






2 JUSTIFICATIVA


O recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro daorganização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção. No entanto, a função do recrutamento é a de suprir a seleção de candidatos básica para seu funcionamento.Parece fácil, não?! Porém em nossa região o que está ocorrendo no momento é a oferta maior que a procura. O motivo pelo qual irei estudar o tema de recrutamento e seleção é pela vontade de melhorar o processo dentro da empresa. Vejo que podemos ser mais assertivos no processo e creio que possam existir melhores técnicas de processos seletivos.


Tendo em vista que o mercado estásuperaquecido e empresas de tecnologia estão sempre buscando candidatos, que o mercado se encontra em situação de oferta excessiva as empresas estão aumentando as ofertas de salários para conquistar os empregados que estão trabalhando em outras empresas. Quero buscar melhores técnicas e não somente oferecer melhores salários se talvez não esteja selecionando os melhores talentos.


Outra situaçãoé a de como posso ter mais sucesso em após atrair bons talentos, realizar uma triagem de currículos avançada para que o gestor não perca tempo em seleção de candidatos que não tenham o perfil adequado para empresa.

3 HIPÓTESES OU PRESSUPOSTO


Dentro da realidade de recrutamento e seleção existem diversas ferramentas relacionadas ao processo de recrutamento e seleção, atrelada acada realidade de cada empresa ou até mesmo pelo segmento que ela atua. Um dos fatores que também podemos observar é que em determinadas regiões esse processo está mais avançado ou em alguns segmentos nem existe o processo de recrutamento e seleção.
Porém no mercado aquecido como está hoje a área de Desenvolvimento e Tecnologia não somente em Blumenau mais no Brasil além da falta de mão deobra qualificada, precisamos ter a certeza que estamos atraindo as pessoas e recrutando corretamente. A mão de obra no Brasil está escassa que existe uma pesquisa realizada pela revista PME EXAME que comenta que no segmento de Tecnologia hoje existe uma carência atual de 200.000 profissionais na área já diferente de um cenário do ramo hoteleiro que mesmo com a Copa do Mundo existe a carência de...
tracking img