TCC PROJETO SOCIOEDUCATIVO CIRCUITO DOS FORTES 1

7283 palavras 30 páginas
INTRODUÇÃO

Guarujá, também conhecido como “Ilha do Sol” ou “Pérola do Atlântico”, é um município do estado de São Paulo localizado na Baixada Santista. A cidade, que hoje atrai turistas do mundo todo pela beleza natural, foi colonizada em 1543. Aqui – como em toda a parte litorânea da Baixada Santista – fortes e fortalezas foram construídos para proteger a região de piratas.
Após a criação da Vila de São Vicente, a primeira vila do Brasil, era preciso criar um esquema de proteção devido sua vulnerabilidade por estar ao litoral, então, aproveitando os pontos estratégicos em Bertioga, Guarujá e Praia Grande, fortes e fortalezas foram construídas para proteger dos piratas e corsários interessados nas riquezas naturais do Brasil.
Com o passar dos anos e a extinção da ameaça, os fortes e fortalezas viraram passaram a fazer parte da história e nas últimas décadas – os que estão em condições – são visitados para estudo ou lazer.
O presente trabalho tem por objetivo organizar um projeto socioeducativo nas escolas públicas do município de Guarujá onde os alunos percorreriam o circuito de três fortes e fortalezas importantes para a história do país e da cidade que estão abertos à visitação da cidade, sendo eles a Fortaleza Santo Amaro Da Barra Grande, o Forte Dos Andradas e o Forte São Felipe.
Acreditamos que uma parte tão importante para a história da cidade e do país não pode ser deixada de lado, a fim de conscientizar e ensinar pra os alunos das escolas públicas municipais a importância e a história do lugar em que vivem, para que adquiram conhecimento de sua própria história.
O projeto visa de forma estratégica a ampliação do conhecimento e valorização da história e cultura fundamental do povo brasileiro e da Ilha de Santo Amaro, tendo em mente parceria com a prefeitura do Guarujá; a secretaria de turismo; secretaria de educação; o Colégio Adélia; o exército brasileiro; restaurante Bom Prato e a Translitoral. 1. História do Guarujá

A história de uma das mais

Relacionados