Tcc processo seletivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO SELETIVO: RELAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS
SELETIVOS E RESULTADOS ORGANIZACIONAIS.

Aluno: Breno Doria Felicio
Aluno: Nelio Oliveira Rodrigues
Aluno: Lucilene de Souza Nonato
Aluno: Luis Alberto de Castro Pereira
Aluno: Wendel Loures
Curso de Administração
Polo: Asa Sul
Orientador: Karine Ribeiro de Assunção Facirolli
RESUMO
Este estudo objetiva verificar quais são as relaçõesentre o processo seletivo e os resultados organizacionais das empresas. Os dados analisados revelam que essas categorias analíticas encontram-se intrinsecamente relacionadas em muitos outros aspectos, apesar de muitas vezes tais relações não serem facilmente perceptíveis. As várias relações encontradas caracterizam-se como fortes, deficientes, ambíguas e fracas, dependendo do aspecto considerado.Alguns resultados estudados, principalmente os relacionados à qualidade dos produtos fabricados e ao baixo índice rotatividade e de absenteísmo de funcionários, comprovam que critérios previamente estabelecidos no processo seletivo podem propiciar a escolha de pessoas com condições de se integrar ou não normativamente à realidade da empresa, de forma a contribuir para os resultados, evitando assimproblemas e futuros custos com nova seleção e treinamento de pessoal.
Palavras-chave: resultados; processo seletivo.
2 – INTRODUÇÃO
Em tudo o que fazemos existe o princípio da seleção. Precisamos selecionar em todas as situações. No ambiente de trabalho a seleção tem que ser criteriosa para que as expectativas sejam atendidas, dessa forma estaremos abordando os processos empresariais de seleçãode pessoas.
O tema será tratado sob o ponto de vista organizacional, o qual também abordará de forma mais sucinta os aspectos da vida cotidiana.
A escolha do tema deve-se ao fato de hoje as organizações mostrarem o quanto é difícil encontrar no mercado de trabalho pessoas preparadas para ocupação das vagas que são disponibilizadas, porém são ocupadas por pessoas incapazes de responderem asexpectativas das empresas, pelo simples fato de uma seleção não ter sido feita de forma eficaz.
O crescimento das organizações e as mudanças aceleradas que estão ocorrendo mundialmente fazem com que a competitividade entre as empresas façam-nas optar cada vez mais por inovação, qualidade e recursos humanos que fazem a diferença em suas empresas para que consigam satisfazer as exigências dos clientes.Com base neste contexto, surge a Administração de Recursos Humanos, que objetiva integrar o trabalhador no contexto da organização e aumentar sua produtividade e também os processos de recrutamento e seleção que são a base para o sucesso empresarial. O recrutamento envolve práticas e processos utilizados para atrair candidatos para as vagas existentes. Já o processo de seleção tem como principaltarefa escolher e classificar entre os candidatos recrutados, os que têm condições de se adequar à vaga. As empresas pesquisadas sabem da importância que os recursos humanos têm em um mercado tão competitivo. Para escolher seus colaboradores, elas utilizam as técnicas de recrutamento mais comuns que são triagem de currículos e indicação e quanto ao processo de seleção, utilizam a entrevista e provasituacional para contratar a pessoa com o perfil exigido pelo cargo.
“Todos nós desempenhamos alguma função nos processos de produção, distribuição e uso dos bens e serviços de nossa civilização” (MCCORMICK e TIFFIN, 1977, p.3). Desta forma, as pessoas encontram-se inseridas em organizações. As pessoas são os recursos essenciais para a elaboração e implementação dos resultados, viabilizando atransposição deste processo para o contexto organizacional. Estas pessoas precisam desempenhar diferentes papéis, ou seja, responsabilidades e tarefas lhe são atribuídas conforme o cargo que ocupam, a fim de que a organização funcione adequadamente. Assim, ao fazer parte de uma determinada organização, o indivíduo está sob as exigências deste papel para agir e se comportar de determinada forma, de...
tracking img