TCC PROCESSO HISTORICO DO INDIO NO BRASIL

Páginas: 29 (7046 palavras) Publicado: 17 de abril de 2015
1. Objetivo
Apresentar o processo de desenvolvimento histórico do índio até a chegada dos dias atuais demonstrando sua importância.







































2. Introdução

O índio é assunto muito presente em nossas revistas e jornais. Muito se fala dele, mas de modo geral os brasileiros pouco sabem a respeito daqueles que continuam a viver segundo as tradições dos primitivoshabitantes do nosso país.
Apesar de todos os problemas que os povos indígenas continuam enfrentando em nosso país, o maior símbolo do seu atual renascimento talvez esteja no crescimento demográfico registrado nos últimos anos. Esta população soma hoje, segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), 450 mil pessoas vivendo em terras indígenas e mais de 100 mil morando em centros urbanos. A cada censoaumenta também o número dos que se identificam como “índiodescendentes”. O que no passado – por força dos preconceitos – era um estigma transformou-se numa condição da qual muitos se orgulham.






























3. O que é ser índio

Segundo o dicionário Michaelis: ín.dio1 adj+sm (de Índia, np) 1 O mesmo que indiano. 2 Aborígine da América. sm 1Reg (Rio Grande do Sul) Termo empregado emsentido afetivo ou entusiástico, para homem, especialmente quando é lidador, mas também em casos de desagrado. Já os critérios adotados pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio) se baseiam na Convenção 169 da OIT sobre Povos Indígenas e Tribais, promulgada integralmente no Brasil pelo Decreto nº 5.051/2004, e no Estatuto do Índio (Lei 6.001/73). A Convenção 169 da OIT sobre Povos Indígenas e Tribais,promulgada integralmente no Brasil pelo Decreto nº 5.051/2004, em seu artigo 1º afirma que:
“1. A presente convenção aplica-se:
a) aos povos tribais em países independentes, cujas condições sociais, culturais e econômicas os distingam de outros setores da coletividade nacional, e que estejam regidos, total ou parcialmente, por seus próprios costumes ou tradições ou por legislação especial;

b)aos povos em países independentes, considerados indígenas pelo fato de descenderem de populações que habitavam o país ou uma região geográfica pertencente ao país na época da conquista ou da colonização ou do estabelecimento das atuais fronteiras estatais e que, seja qual for sua situação jurídica, conservam todas as suas próprias instituições sociais, econômicas, culturais e políticas, ou partedelas.

2. A consciência de sua identidade indígena ou tribal deverá ser considerada como critério fundamental para determinar os grupos aos que se aplicam as disposições da presente Convenção”.
Já o Estatuto do Índio (Lei 6.001/73) define, em seu artigo 3º, indígena como:
"...todo indivíduo de origem e ascendência pré-colombiana que se identifica e é identificado como pertencente a um grupo étnicocujas características culturais o distinguem da sociedade nacional."
Dessa forma, os critérios utilizados consistem:
a) na auto-declaração e consciência de sua identidade indígena;
b) no reconhecimento dessa identidade por parte do grupo de origem;





4. Pré-conceitos

A presença de seres humanos no continente que haviam acabado de descobrir, a América, suscitou desde logo nos europeus umaquestão de ordem intelectual e prática: o problema da origem dos ameríndios. Era de origem intelectual porque a existência dos indígenas americanos desafiava os europeus a encontrar para eles um lugar no seu sistema tradicional de explicação do mundo. Era de origem independente de qualquer contato com o Velho Mundo, isso equivaleria a defini-los como não-homens, por não serem descendentes de Adão,pois a narrativa bíblica era então a única explicação que os europeus possuíam para a origem dos homens. Se fossem, pois, defini-los como não-homens, os europeus se permitiriam submeter os índios a todos os tipos de exploração, da qual estes, aliás, não escaparam, mesmo depois da intervenção de Papa Paulo III, em 1537, declarando-os, através de uma bula, verdadeiros homens.

Durante anos nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRocesso Histórico Europa Brasil
  • os indios e escravos no processo colonização do Brasil
  • a importancai da miscigenaçao no processo histórico do brasil
  • O PROCESSO HISTÓRICO DO ENSINO DA ARTE NO BRASIL
  • O processo historico da industrailização no brasil e o serviço social
  • chegada da familia Real no Brasil: Importancia no processo Historico
  • O processo histórico da ética percorrida pelo serviço social no brasil
  • Processo Histórico da Educação Infantil na Europa e no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!